Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted on 11/07/16 in Notícias

Como surgiu o Dia do Comerciante (16/07) no Brasil

Criado pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Comerciante teve como base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, patrono do comércio brasileiro.

O Visconde – José Maria da Silva Lisboa, baiano, de Salvador, foi deputado, senador e secretário da Fazenda Real. Economista por formação acadêmica, foi detentor do título de Patrono do Comércio do Brasil por suas iniciativas em prol do desenvolvimento das relações comerciais do país com outras nações. O futuro Visconde de Cairú foi o responsável pela obtenção de leis que beneficiaram o iniciante comércio brasileiro, na época totalmente dependente de Portugal. Sua ação ficou reconhecida com a assinatura da histórica Carta Régia, de 28 de janeiro de 1808. Por ela, D. João VI, aconselhado pelo Visconde, abriu os portos brasileiros ao comércio exterior. Com o livre comércio, a estrutura colonial se rompeu e, desde então, o comércio brasileiro se desenvolveu com mais força. Bons negócios passaram a ser feitos com outros países, gerando lucros para a então nova nação.

O Sindilojas-SP não apenas parabeniza, mas também agradece a todo e cada comerciante do país por sua inegável importância dentro do processo de desenvolvimento econômico da nação.

Hoje e sempre, o Sindilojas-SP está com vocês.