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O comportamento do consumidor durante a crise

20 de maio de 2016

Fonte: Revista Sindilojas-SP

É muito natural que, em tempos de crise, o consumidor opte por cortes em seu orçamento e adote uma postura mais comedida no momento de suas compras. Isso é o que muitas pesquisas voltadas para esse tipo de indicador comportamental vêm apontando com bastante frequência e, portanto, corroborando umas às outras.

Tais estudos – ou análises, se preferir – contribuem para que muitas estratégias de marketing e vendas no varejo sejam repensadas e, por fim, redirecionadas para o mais próximo da demanda prática real.

De acordo com o superintendente do Sindilojas-SP, Paulo Roberto Boscolo, as pessoas tendem a ser bem mais cautelosas em períodos de instabilidade econômica e financeira:

“O consumidor vai pesquisar bem mais e analisar melhor não apenas o produto pretendido, mas também a marca acoplada, o estabelecimento e até mesmo o custo-benefício do mesmo. Portanto, todo e qualquer diferencial neste momento conta. Seja uma maior facilidade no pagamento ou um atendimento diferenciado, não importa. O que o lojista puder agregar para que a experiência do consumidor seja o mais positiva possível é válido. A ideia é que, neste momento econômico que o força a ser mais cauteloso, o comerciante o convença a se elevar para a condição de cliente da loja e não fique somente no papel de consumidor ocasional”.

Segundo uma recente pesquisa da Dunnhumby, empresa líder mundial em ciência do consumidor, prevalece hoje um novo perfil de consumidor, que não quer abrir mão de seus ganhos de padrão de vida conquistados ao longo da última década. Por isso, ele economiza em produtos mais básicos para sustentar seus pequenos luxos e indulgências pessoais.

O senso comum prega que, quando há escassez de dinheiro, os supérfluos – ou seja, os itens menos relevantes para a sobrevivência – são os primeiros a saírem da lista habitual do consumidor. Contudo, o que vem se observando é que o conceito de supérfluo muda consideravelmente entre as diferentes classes sociais.

Um exemplo: para um indivíduo da classe A, uma viagem ao Exterior não se computa entre seus consumos supérfluos, pois ele vê nesse tipo de investimento um ganho empírico e cultural muito grande. Um representante da classe B, por sua vez, não abre mão de jantar fora de casa durante a semana. Já o consumidor da classe C tende a cortar até produtos de limpeza durante períodos de recesso.

“O que constatamos com isso é que existe uma relatividade muito grande no quesito ‘supérfluo’ entre as classes consumidoras. Cada um desses consumidores tende a priorizar suas necessidades pessoais e não mais adotam o senso comum que um dia predominou e ditou as regras do consumo. Hoje, o consumidor prioriza o seu respectivo padrão de vida, seu estilo pessoal mesmo. A atual ‘geração saúde’ exemplifica bem isso: o indivíduo que estabeleceu para si uma conduta alimentar mais saudável dificilmente abrirá mão de seus itens necessários para a manutenção disso. E sabemos bem que os produtos orgânicos ou simplesmente tidos como mais naturais são comprovadamente mais caros. O consumidor contemporâneo dita suas próprias normas de consumo e não mais se deixa levar pelo que o consenso estabelece como prioritário ou supérfluo”, explica Boscolo, do Sindilojas-SP, ao avaliar o conteúdo da pesquisa supracitada.

LEIA A ÍNTEGRA DESTA MATÉRIA NA EDIÇÃO 167 DA REVISTA SINDILOJAS-SP


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