Gestão

3 dicas para ampliar o negócio em pouco tempo

28 de março de 2017

 

Especialista em Marketing Digital de Performance ensina como é possível fazer a empresa crescer por meio das técnicas de Growth Hacking

Cada vez mais as empresas buscam estratégias para crescer rapidamente. Segundo Fabio Ricotta, empresário especialista em Marketing Digital de Performance e CEO da Agência Mestre, o trabalho de marketing que reúne estratégias de crescimento rápido é chamado de Growth Hacking. “Essas táticas complementam o marketing tradicional e exigem que a empresa utilize toda sua capacidade para definir o que vai ajudar no seu crescimento”, explica.

Ricotta compara o crescimento das empresas de uma forma bem fácil de entender: “as empresas comuns crescem lentamente, como um bolo, e o Growth Hacking faz a transformação ser como uma pipoca estourando”. Sabendo que a empresa precisa ter conhecimento absoluto do comportamento do público e dos próprios objetivos, além de compreender com clareza o que leva as pessoas a comprarem aquele produto ou serviço, o especialista dá 3 dicas de como utilizar esse tipo de estratégia.

1- Olhar além e “pensar nos amigos”

Segundo Ricotta, a alma do Growth Hacking está no olhar amplo, multidisciplinar e diferente. “A empresa AirBNB decidiu vincular os apartamentos a uma outra lista, e o LinkedIn apenas tornou os perfis públicos”, exemplifica o CEO, que destaca que Growth Hacking não precisa ser algo necessariamente complexo. “Você já deve ter visto alguma academia que dá desconto para o aluno que levar um amigo para se matricular junto”, conta Ricotta. Segundo ele, isso é uma vantagem porque as pessoas tendem a frequentar academias onde encontram os amigos. “Pense sempre no que vai ajudar as pessoas a comprarem mais, e tente ampliar essa condição”, explica, destacando que o conceito de Growth Hacking também pode ser usado no mundo off-line. “Salões de beleza também usam estratégias que reúnem diversas amigas, porque geralmente as clientes desse negócio gostam de aproveitar esse momento com alguém”, resume.

2- Usar a mensuração em seu favor

A grande vantagem do marketing digital está na capacidade de mensuração imediata dos resultados. “Dentre as estratégias do marketing digital que podem ser usadas no Growth Hacking, todas são mensuráveis e podem ser analisadas quase em tempo real se estão valendo a pena”, explica. Assim, o que parece difícil demais para quem está acostumado com o marketing off-line, que não consegue medir quantas pessoas realmente são impactadas por um painel ou um anúncio na rádio, é totalmente diferente para quem está no digital. “Quando você acompanha os resultados e consegue mensurá-los todos os dias, você descobre onde está errando e pode mudar o rumo dos negócios, e principalmente não perder dinheiro”.

3- Ouvir o cliente no balcão

As melhores estratégias de crescimento rápido para uma empresa devem ser sempre baseadas na experiência do usuário. “As estratégias que o Dropbox usou para aumentar o número de usuários foram todas voltadas para aumentar a experiência do usuário”, explica Ricotta. O CEO destaca que, enquanto nos negócios off-line é possível entender o cliente pela conversa no balcão, o negócio online exige outro tipo de interação. Mesmo assim, é fundamental que as ações sejam voltadas para fazer com que o cliente se sinta ainda mais feliz com o serviço. “Sabe aquele pedido que todos os clientes fazem? Talvez seja uma pista para que você faça e consiga vender mais”.

Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre e especialista em vendas pela internet.

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