Gestão

5 características de um empreendedor de sucesso

27 de julho de 2017

 

Não existe uma característica específica que transforma empresários em empreendedores de sucesso. Cada pessoa tem uma história, personalidade, modo de pensar e outros fatores que influenciam na forma como lida com a gestão de seu negócio.

Entretanto, existem alguns pontos em comum entre os empreendedores que sabem aproveitar e transformam seus pequenos negócios em companhias bem-sucedidas.

Aqui enumero 5 destes pontos que podem ser aplicados e transformar a sua empresa em uma grande marca:

1- Poder de iniciativa

Administrar o próprio negócio exige uma série de habilidades para construir uma rede eficiente de colaboradores e parceiros. E o primeiro valor a ser aprendido no universo empresarial é a iniciativa.

Empreendedores de sucesso tiram suas ideias do papel e as transformam em realidade. Não têm medo dos desafios e estão dispostos a mostrar seus planos para o mundo. Portanto, isso exige iniciativa do empresário.

Iniciativa é uma arma infalível contra a acomodação. Pessoas bem-sucedidas estão sempre de olho no crescimento da empresa e na capacidade de oferecer novos produtos e serviços para seus clientes e, para isso, tomar atitudes é um processo fundamental.

2- Persistência em cenários adversos

Já pensou se a cada cenário de crise econômica os donos de empresa simplesmente desistissem de seus negócios? Além de gerar um colapso financeiro no país, a atitude seria infantil, pois, em muitas situações de crise, encontramos as melhores oportunidades de crescimento.

O segundo segredo dos empreendedores de sucesso consiste justamente em ser persistente, não ignorando os obstáculos presentes no dia a dia de qualquer negócio, mas criando estratégias para minimizá-los.

3- Habilidade para lidar com a frustração

Do mesmo modo que é preciso saber superar cenários adversários, ter capacidade emocional para não se deixar abalar diante de algum contratempo é uma habilidade importante. É natural que, no decorrer da história de uma empresa, surjam alguns percalços e momentos mais difíceis. Entretanto, isso não deve ser motivo para desistir.

Empreendedores de sucesso não baixam a cabeça diante de um revés em sua trajetória. Pelo contrário, eles absorvem a experiência e geram aprendizado para situações futuras.

4- Gostar de pessoas

Engana-se quem acredita que empresários não têm chefe. Os clientes são quem ditam o negócio. Por isso, saber servir, ouvir e praticar a empatia com o consumidor são atitudes fundamentais para administrar uma companhia bem-sucedida.

Além dos clientes, o empreendedor lidará de maneira constante com fornecedores, equipes de funcionários e possíveis investidores.

5- Vontade de aprender

O meio empreendedor passa por constantes mudanças e às vezes precisamos lidar com assuntos que não são muito familiares. E aprender coisas novas é uma maneira de lidar com imprevistos e conhecer novas áreas.

Por isso, empreendedores de sucesso têm a humildade de buscar a todo momento sugestões, novos modelos de gestão e análises sobre como fortalecer uma empresa. Sendo assim, aprendizado é a chave para o futuro de qualquer companhia. Esteja atento a isso e bons negócios.

Por David Portes, palestrante motivacional, de marketing, empreendedorismo e criatividade de vendas

*Artigo publicado na Revista Sindilojas-SP Edição 176

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?