Mercado

6 produtos que fracassaram

3 de janeiro de 2019

Google Glass, Windows Vista e PS Vita são alguns produtos que decepcionaram seus fabricantes

Fonte: Época Negócios

NA IMAGEM,  SERGEY BRIN USA O GOOGLE GLASS DURANTE UMA APRESENTAÇÃO DA COMPANHIA (FOTO: GETTY IMAGES)

A inovação de produtos é uma das formas pelas quais as grandes empresas mantêm a competividade em um mercado que muda rapidamente. No entanto, isso nem sempre ocorre quando as grandes marcas tentam se modernizar.

Quando o excesso de inovação atrapalha a usabilidade do produto ou simplesmente não agrega valor ao artigo, o resultado é um verdadeiro fracasso.

Confira abaixo sete exemplos de investimentos que deram errado:

1 – Google+
O Google+ é uma das maiores decepções da gigante de tecnologia. A rede social inicialmente era restrita a convidados e uma semana depois passou a ser aberta para concorrer diretamente com o Facebook. Com desempenho insatisfatório, a plataforma vai deixar de funcionar em agosto de 2019.

2 – Crystal Pepsi
A bebida foi criada para reforçar o interesse do consumidor pela pureza e pela saúde. A tentativa da Pepsi de lucrar com essa moda dos anos 90, contudo, não pegou, segundo a CBInsights. Os consumidores ficaram em dúvida se o refrigerante tinha sobor cítrico (como de limão) ou de cola, como é característica da marca.

3 – Google Glass
O gadget pode ter sido lançado cedo demais. Entre um preço alto, problemas de privacidade e repercussão cultural, o produto simplesmente não decolou.

4 – Allo (Google)
O Google tentou diversas vezes apresentar uma alternativa viável de mensagens ao Facebook Messenger, ao WhatsApp ou ao iMessage da Apple e falhou em todas. Depois de menos de dois anos empurrando o Allo, o Google anunciou em abril de 2018 que estava pausando o desenvolvimento do aplicativo em favor de um novo app chamado “Chat”. O fracasso do Allo pode ser visto como outra derrota do Google no campo de aplicativos sociais. Anil Sabharwal, chefe de mensagens da empresa, admitiu que o Allo nem sequer chegou perto de atender às esperanças do Google.

5 – PS Vita
O PS Vita fracassou, de acordo com a CBInsights, porque os melhores jogos não foram vendidos em versões compatíveis e o portátil não ofereceu integração suficiente com outras plataformas da Sony para justificar seu valor na época, por volta de US$ 299 (R$ 1.148).

6 – Windows Vista
O XP era a versão mais atualizada do Windows por cinco anos quando o Vista foi lançado em 2007. Muitos clientes não gostaram da mudança. Comentários de que a nova tecnologia era menos amigável que o favorito XP levaram usuários a trocar o sistema operacional pelo anterior. A Microsoft admitiu o erro e apressou o lançamento da versão 7, em 2009.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?