Representatividade

Diminuição do prazo para repasse de cartão de crédito

6 de junho de 2019

O Sindilojas-SP manifesta-se favorável ao Projeto de Lei (PL) nº 400/2016 de autoria do Senador Telmário Mota. O PL visa determinar o prazo limite de 20 dias para o repasse para os estabelecimentos comerciais dos valores relativos às vendas pagas com cartão de crédito.

“Uma vez que é de conhecimento que as operadoras de cartões repassam os valores das compras efetuadas via cartão de crédito em torno de 30 dias após a compra, esse PL é totalmente favorável aos comerciantes”, explica o presidente do sindicato, Ruy Pedro de Moraes Nazarian.

Cartão de crédito no comércio

Por uma maior facilidade e segurança, os consumidores nos dias de hoje, em sua maioria, efetuam pagamento das compras via cartões de crédito ou débito, o que faz com que os comerciantes se tornem dependentes dessas máquinas.

Para aceitar essa forma de pagamento, o empresário paga aluguel da máquina, além da taxa de desconto que pode chegar a 5%. Somados ao período extenso de repasse do pagamento das compras, torna a operação comercial extremamente onerosa.

Não bastando isso, com a demora no recebimento do crédito, o comerciante muitas vezes recorre a empréstimos em instituições financeiras para ter capital de giro. Porém, essa facilidade custa caro à empresa em razão dos juros cobrados. Custo esse que, ao final, é repassado ao consumidor.

“Com a aprovação do Projeto de Lei, o comerciante poderia reduzir seus custos e, consequentemente transferir essa redução ao preço do produto, beneficiando o consumidor final”, finaliza Nazarian.

 

Quer conhecer outros PLS que beneficiam o comércio?
Acesse o Programa de Acompanhamento Legislativo!

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?