Consultoria jurídica e contábil

Regras para aplicação do banco de horas

24 de março de 2022

O chamado banco de horas é um sistema de compensação de horas extras, permitido por lei, em que as horas excedentes trabalhadas em um dia são compensadas com a diminuição da jornada de outro dia.

O banco de horas tem previsão na Cláusula 17 da Convenção Coletiva de Trabalho que permite, atualmente, a compensação no período de até 1 ano contado a partir da data base.

Trabalhadores contratados em tempo parcial também são abrangidos pelas regras do banco de horas.

A CLT ainda permite o regime de compensação de jornada, que pode ser estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês.

No caso de rescisão contratual, o empregado deve receber o valor das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.

Dúvidas sobre esse e outros assuntos?

Participe da nossa live no dia 30 de março às 17h e esclareça todas as dúvidas sobre banco de horas, compensação de jornada, entre outros assuntos trabalhistas. Inscrição clicando no banner abaixo.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?