Representatividade

Comércio ambulante ilegal: um problema de todos nós

28 de janeiro de 2015

 

Com base em denúncias feitas pelos próprios lojistas da capital, Sindilojas-SP aborda autoridades em busca de soluções para o problema da concorrência desleal promovida por ambulantes e marreteiros nas ruas.

 

 

Têm sido cada vez mais frequentes as denúncias feitas por lojistas ao Sindilojas-SP, acusando a interferência do comércio ambulante sobre seus empreendimentos no dia a dia. Tomemos o exemplo de uma lojista da região de Sapopemba, zona leste da capital, que prefere não se identificar. Segundo ela, seu estabelecimento vem sofre sérios prejuízos em seus negócios, devido à atividade desmedida de alguns marreteiros às portas do seu estabelecimento.

 

Denúncia publicada e estendida às autoridades pelo Sindilojas-SP, outros lojistas da região se manifestaram acerca das mesmas circunstâncias. A partir disso, mais comerciantes, desta vez de outras regiões da cidade também começaram a se pronunciar a respeito. O sindicato passou a receber relatos de lojistas do Jardim Brasil (zona norte), Chácara Santo Antônio (zona sul), Brás e São Mateus (zona leste) e Luz (Centro). Todos acusam a intervenção de camelôs e ambulantes irregulares sobre seus respectivos desempenhos cotidianos.

 

Retrospecto de 2015

 

Uma das denúncias, oriunda de um comerciante de bijuterias da Rua Verbo Divino, na Chácara Santo Antônio (sul), aponta o grau da concorrência desleal com o seu empreendimento. O lojista – que, por questões de segurança, não será identificado nesta matéria – alega que, no decorrer do ano passado, formou-se um “verdadeiro camelódromo” na extensão da rua. Tamanha é a audácia dos ambulantes no local que um deles chega ao ponto de estacionar o carro cheio de produtos similares aos do lojista em questão bem em frente às suas portas.

 

“Esse indivíduo não nos dá chance de concorrência, visto que não paga aluguel, funcionários e impostos. Como posso concorrer de igual para igual com isso?”, reportou o lojista ao Sindilojas-SP. Todos os relatórios recebidos pelo sindicato registram situações pontuais de cada trecho, rua ou região. No entanto, a influência negativa da atividade ambulante sobre os estabelecimentos formais é uma constante. Assim como o pleito por alguma providência das autoridades correspondentes.

 

Atuação do Sindilojas-SP

 

Há décadas, o Sindilojas-SP atua de forma incisiva na questão do combate ao comércio informal na capital. São constantes as suas reivindicações às autoridades em nome dos lojistas paulistanos. “Há muitos anos, o sindicato chama a atenção das autoridades responsáveis para esse gravíssimo problema, uma vez que, flagrante ao mais singelo dos expectadores, são imensuráveis os inconvenientes da precária atividade dos vendedores ambulantes, espalhados por toda a jurisdição da cidade. Por sua vez, o comércio FORMAL desempenha um papel muito importante para a economia do país, arca com pesados tributos e encargos sociais, gera milhares de empregos e vê, com muita apreensão nas ruas, um aumento desenfreado do consumo de produtos de procedência duvidosa, sem recolhimento de impostos, muitos deles fruto da famigerada pirataria”, defende o presidente do Sindilojas-SP, Ruy Nazarian.

 

 

Faça sua parte: denuncie

 

Com o objetivo de prover mais recursos para o combate ao comércio irregular na capital, o Sindilojas-SP mantém uma linha de trabalho constante com o acompanhamento das atividades e campanhas da administração municipal em relação ao problema da informalidade nas ruas de São Paulo, assim como de outras instituições que também atuam para solucionar o problema. Mesmo assim, é muito importante que os comerciantes também estejam engajados nessa causa, pois são eles os mais afetados pela concorrência desleal dessa atividade criminosa em nossas ruas. Além disso, eles são os melhores indicadores de ideias e sugestões para confrontar com mais força e propriedade o comércio informal.

 

Fale com o Sindilojas-SP: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br

 

 

 

 

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?