Representatividade

Comércio paulista perde com excesso de feriados

25 de maio de 2017

 

A cidade de São Paulo tem nesse ano 13 feriados. Para que os prejuízos sejam minimizados, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas –SP) reivindica há anos que os feriados que caiam durante a semana sejam transferidos para as segundas-feiras. “Dessa maneira eliminamos as pontes e consequentemente os prejuízos das empresas”, avalia Ruy Nazarian, presidente do Sindilojas-SP.

O Sindilojas-SP já se manifestou positivamente a diversos Projetos de Lei (PL) que vislumbram o mesmo ideal, como o PL 6708/2016 do Deputado Laercio de Oliveira, que dispõe sobre a antecipação da comemoração de feriado em território nacional. Também dispõem da mesma ideia os PLs 3024/2015 do Deputado Federal Marcelo Belinati e 389/2016 do Senador Dario Berger.

E, se por um lado a entidade apoia projetos que possam beneficiar o comércio, por outro fica atenta a pedidos que visam o contrário, ou seja, a criação de novos feriados. É o caso do PL 6215/2016 que quer instituir o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, como feriado nacional. Outra preposição similar, o PL 131/2017, tem o mesmo objetivo, mas com alcance municipal. Há ainda o PL 296/2015, que tem a intenção de transformar o Dia Nacional da Consciência Negra em feriado nacional e também o PL 2557/2015, cujo objetivo é determinar como feriado nacional o Dia de São João.

Os números do prejuízo

Pesquisas recentes contabilizam que o prejuízo para o varejo seja em torno de R$ 10,5 bilhões, sendo quase 40% desse valor só no Estado de São Paulo e 10% na capital paulista.

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?