Sem categoria

Confiança do empresário do comércio em alta

26 de janeiro de 2018

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra o empresário do comércio mais otimista.  O índice registrou aumento de 1,1% em janeiro, alcançando 110,1 pontos, posicionando-o na zona de avaliação positiva.

Icaec: comerciantes mantém maior confiança em relação ao cenário econômico atual

O subíndice que mede as condições correntes (Icaec) do ICEC registrou aumento de +1,7% em janeiro, na série com ajuste sazonal, mantendo o avanço na comparação mensal. Na comparação anual, o Icaec teve mais um importante aumento (+41,9%), a despeito de o índice estar na zona negativa, abaixo dos 100 pontos.

Em relação a janeiro de 2017, destaca-se que a percepção dos varejistas quanto às condições atuais melhorou expressivamente em todos os itens avaliados (economia, setor e empresa).

Neste janeiro, 43,6% dos comerciantes consideram o desempenho do comércio melhor do que há um ano. Em janeiro de 2017, esse percentual havia atingido 26,5% dos consultados.

A percepção sobre a economia também melhorou: para 37,4% dos entrevistados, a economia está melhor do que em janeiro do ano passado, quando essa proporção atingiu 18,6%.

A melhora gradativa das condições econômicas, com manutenção da trajetória benigna de inflação, inflexão do mercado de trabalho e recuo nas taxas de juros, proporciona uma elevação da confiança do empresário no curto prazo.

IEEC: nível das expectativas em janeiro aumenta em relação ao ano passado

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) aumentou +1,7%, em relação a dezembro, e +5,9% em relação a janeiro de 2017. O IEEC segue como o único subíndice do Icec acima dos 100 pontos (corte de indiferença), na zona de avaliação positiva.

As expectativas no curto prazo em relação aos desempenhos do comércio e da própria empresa melhoraram comparativamente a janeiro de 2017 (+5,6% e +4,5%), assim como as perspectivas quanto à evolução da economia (+7,8%).

Na avaliação de 82,7% dos entrevistados, a economia vai melhorar nos seis meses à frente. Em dezembro, esse percentual havia alcançado 83,2% e, em novembro, 82,9%. A sustentação dos indicadores tem levado a um maior otimismo em relação aos próximos meses.

O maior efeito da queda das taxas de juros sobre o custo do crédito, aliado à recuperação marginal da atividade, vem influenciando positivamente as expectativas do empresário do comércio.

A CNC estima que o volume de vendas do comércio varejista ampliado em 2017 tenha crescido 3,9%. Para 2018, a previsão é que o comércio registre alta de 5,1%. Esse resultado deverá ser o maior crescimento das vendas desde 2012.

IIEC: otimismo dos comerciantes se mantém crescente

O subíndice que mede as intenções de investimento do comércio (IIEC) teve novo aumento em janeiro deste ano, +2,0%, como também em relação a janeiro de 2017, +11,8%. Destaca-se o aumento anual da intenção de investir na empresa.

Todos os componentes do índice de investimento aumentaram na passagem de dezembro para janeiro. O resultado refletiu principalmente o aumento das vendas nos últimos meses e a expectativa de que o cenário mais favorável se mantenha no curto prazo.

Considerando a perspectiva de melhor desempenho (vendas e contratações), nota-se maior intenção de contratar funcionários (+12,2%) do que em janeiro de 2017, bem como maior intenção de renovar os estoques (+3,8%).

Para 27,5% dos comerciantes consultados em janeiro, o nível dos estoques está acima do que esperavam vender, proporção menor do que a apontada em dezembro (27,9%). Esse percentual, que indica insatisfação quanto ao nível dos estoques, tem se reduzido, convergindo mês após mês no sentido da média histórica do indicador (24,8%).

No corte por grupos de atividade, os comerciantes de bens duráveis apontaram maior intenção de investir na empresa neste mês de janeiro, em relação a igual mês do ano passado (+26,2%), seguidos dos lojistas de semiduráveis (+23,9%).

 

Leia mais notícias do mercado

Alternativas de logística

Novos modelos de certidões de nascimento e casamento

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?