Gestão

Conheça o Dicionário de Marketing Digital para Métricas

7 de maio de 2019

Nossa parceiro COMSCHOOL desenvolveu o artigo abaixo explicando as principais siglas e expressões de Métricas de Marketing Digital. Confira!

Conheça as métricas mais utilizadas no Marketing Digital

As métricas de marketing digital ajudam a entender o que precisa ser otimizado ou corrigido em sua estratégia. Contudo, o mais importante é saber o que cada sigla ou termo significa para entender o que tem a ver com o seu negócio e, por consequência, ser medido.

Na prática, não é necessário acompanhar todas as métricas, mas é importante saber todas elas. Por isso, criamos um dicionário sobre métricas e seus significados. Você pode conferir o Dicionário de Marketing com termos mais utilizados na produção de conteúdo neste link.

Uma dica para agilizar a busca é usar o comando “Ctrl + F” no Windows, e “Command + F” no Macbook. Confira, a seguir, alguns verbetes e seus significados.

Métricas de marketing digital

CAC (Custo de Aquisição de Cliente) – indica o quanto a empresa gasta para conquistar cada novo cliente e tem a função de definir o orçamento e as ações de marketing.

CPC (Custo por Clique) – é a cobrança de serviços por clique em anúncios pagos (Facebook Ads e Adwords , por exemplo). Você define o quanto deseja pagar pelos cliques.

CPA (Custo por Aquisição) – é parecido com o CPC, mas sua cobrança é calculada em cima das conversões realizadas.

CTR (Click through Rate) – taxa importante para verificar se os anúncios tiveram um bom desempenho. Indica o número de cliques dividido pelas impressões de um anúncio.

KPI (Key Performance Indicators) – indicadores definidos para medir o progresso de suas ações sobre uma determinada meta.

Pageviews – são um parâmetro que indica as visualizações das páginas de um site. É diferente das visitas em um site.

ROI (“Return on Investment”, Retorno sobre Investimento) – relação do dinheiro ganho (ou perdido) e tudo o que foi investido em ações marketing.

SEM (Search Engine Marketing) – conjunto de estratégias de marketing para promover um site nos resultados dos buscadores. Geralmente é composto por SEO (otimização para o site aparecer na Busca Orgânica) e anúncios em Links Patrocinados, como o Google Adwords.

SEO (“Search Engine Optimization”, otimização para buscadores) – conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google.

Visita – é cada vez que o site recebe um visitante. Porém, se ele sair do site e, depois de meia hora, entrar de novo, será contabilizado como uma nova visita.

Visitante – é quem acessa o site durante uma sessão.

Visitante Único – é aquele que acesso um site e teve um cookie instalado em seu computador, o que serve para contabilizar todas as visitas deste visitante em diferentes ocasiões. Assim, é possível saber, de fato, quantos visitantes um site teve.

Visitantes de retorno – é o visitante único que retornou o acesso a um site.

Web Analytics – é o trabalho de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da web para melhorar os resultados das ações no site e em outros canais digitais.

 

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