Gestão

Contratação de temporários: o que perguntar ao candidato?

17 de novembro de 2015
Fonte: Sindilojas Porto Alegre

A entrevista de emprego não é um desafio apenas para o candidato. O responsável pelo recrutamento deve saber o que perguntar e como identificar o colaborador que melhor se encaixe com a equipe. Esse assunto ganha atenção dos lojistas em épocas de aumento do fluxo nos estabelecimentos comerciais, como o Natal, pois precisam ampliar o número de funcionários para dar conta da demanda.

Além disso, há outras situações em que a busca por candidatos é necessária, como na ausência de uma colaboradora devido a licença-maternidade, o afastamento por doença ou acidente do trabalho. Segundo a Portaria nº 789/2014, o trabalhador pode permanecer por até nove meses para a substituição de pessoal. Sendo assim, a contratação temporária pode vir a se tornar efetiva, o que aumenta ainda mais a importância de escolher bons colaboradores que aumentem o rendimento dos negócios e trabalhem de forma harmoniosa com a sua equipe.

Por isso, como recrutador, é importante ter uma ideia clara do tipo de profissional que se quer contratar. É preciso conhecer os desafios que ele vai encontrar dentro da loja, se vai precisar ser criativo, comunicativo, assim como o tipo de público que ele vai atender, qual o nível de conhecimento técnico necessário para realizar suas atividades, entre outros aspectos. Como contratante, é válido questionar sobre experiências anteriores, preferências e características que você busca acrescentar na equipe. Para facilitar esse processo, a psicóloga responsável pelo programa Geração Varejo do Sindilojas Porto Alegre dá algumas dicas de perguntas que podem ser feitas durante a entrevista de contratação:

Você já trabalhou no comércio varejista?

Em que segmento do comércio varejista trabalhou?

Quais cargo (s) exerceu? E por quanto tempo?

Dos cargos do comércio, qual você melhor se identifica para seguir carreira?

Por que buscou colocação nesta área?

Que características você acredita possuir que pode favorecer a prática no comércio?

Como você organizaria sua rotina no final de semana se trabalhasse nestes dias?

Ainda podem ser criadas situações conforme o cargo a ser ocupado, para identificar a desenvoltura do entrevistado, como por exemplo:

Atendente e vendedor

1. Na sua primeira abordagem com o cliente, se ele responder: “Não, obrigada, estou só olhando?”. O que você faria?

2. Duas amigas entraram em uma loja, porém só uma quer comprar um sapato e a outra está sem paciência querendo ir embora. Diante desta situação, como você convenceria a amiga impaciente a permanecer na loja?

Gerente de Loja

Crie situações para entender se o candidato tem domínio sobre gerenciamento de conflitos, logística, negociação com fornecedor, gestão de equipes, etc.


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?