Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted on 01/11/17 in Notícias

Empresários seguem otimistas e índice de expansão do comércio atinge a maior pontuação desde janeiro de 2015

 

Em outubro, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) registrou 98,4 pontos, crescimento de 2,8% em relação ao mês anterior. É o quarto mês consecutivo que o índice apresenta alta e a maior pontuação desde janeiro de 2015 (100,3 pontos). Na comparação com o mesmo período de 2016, houve alta de 18,9%. O indicador de expansão continua a mostrar crescimento e, com isso, perspectivas favoráveis para o médio prazo. Aparentemente há uma forte dose de confiança dos agentes com relação ao desempenho econômico de 2018. Neste ano, as projeções estão sendo revistas para cima, seja de PIB, seja de produção industrial e vendas no varejo.

A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O Nível de Investimento das Empresas (um dos indicadores que compõe a pesquisa e sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos) aumentou 2,3% em relação a setembro, ao passar de 74,5 para 76,2 pontos. Na comparação anual, houve forte aumento de 27,7%.

O subíndice Expectativas para Contratação de Funcionários (outro componente do IEC) apontou alta de 3,2% na comparação com setembro e atingiu 120,6 pontos, ante 116,9 pontos no mês anterior. Na comparação com outubro do ano passado, o valor teve variação positiva de 13,9%. Com relação ao mês passado, o crescimento da propensão a contratar é absolutamente esperado por causa da proximidade com o Natal.