Gestão

Entenda o que é spread bancário

28 de maio de 2018

Nem sempre é fácil entender o “economês” utilizado no mercado financeiro. Mas, essa reportagem do Portal G1, traz informações fáceis de entender sobre o spread bancário. Vale a leitura!

 

Entenda o que é spread bancário e por que ele é alto no Brasil

Cooperativa de crédito é opção mais atrativa

Você já percebeu que os bancos sempre cobram juros mais altos para emprestar dinheiro do que pagam de rendimento nas aplicações financeiras? O nome dessa diferença é spread bancário.

Por exemplo, toda vez que um banco paga juros de 10% para um investidor que aplicou seu dinheiro em um título de renda fixa, ele costuma cobrar de outro cliente que fez um empréstimo pessoal uma taxa mais alta, de 20%, por exemplo.

É por este motivo que os juros pagos pelas aplicações financeiras costumam ser bem mais baixos que as taxas praticadas no crédito. No caso do cheque especial e o rotativo do cartão, os juros são ainda mais altos, porque entra nesta conta o custo da inadimplência, que é maior nestas modalidades.

Composição do spread

Mas qual é a razão para os bancos praticarem essa diferença? É porque, além de pagar os juros devidos ao investidor que aplicou seu dinheiro, o banco separa uma parte do que sobrou para bancar seus custos e também ficar com o lucro.

A maior parte deste spread, cerca de 40%, vai para uma reserva contra a inadimplência. Ou seja, que protege o banco de calotes. Outra parte vai para o lucro do banco, impostos e custos administrativos, como o salário de funcionários.

O spread no Brasil é um dos mais altos do mundo, porque ele acompanha a taxa básica de juros, a Selic, também entre as maiores. Dessa forma, o spread tende a cair sempre que a Selic está em baixa.

Isso porque, com a Selic menor, os bancos tendem a pagar menos pelos recursos que captam no mercado, uma vez que muitos investimentos pagam juros atrelados à Selic. Portanto, se ela fica menor, há mais espaço para as taxas do crédito caírem e também o spread.

Fonte: Portal G1

As informações de fontes externas têm apenas o caráter informativo e são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo, por isso mesmo, a opinião legal do Sindilojas-SP ou sua veracidade.

Cooperativa de crédito é alternativa

Sindilojas-SP e Sicredi unidos para beneficiar empresários

Foi firmada parceria entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo e a cooperativa Sicredi para oferecer ofertas exclusivas de soluções financeiras para os empresários associados ao sindicato.

Para o Sindilojas-SP, as linhas disponíveis atualmente no mercado para capital de giro e outras necessidades em geral são inacessíveis a grande parte dos representados, principalmente os pequenos. “Ter uma instituição como o Sicredi apoiando nosso empresariado e preenchendo essa lacuna que tanto os prejudica é motivo de orgulho e comemoração. Agora os lojistas poderão usufruir com mais facilidade dos benefícios do cooperativismo de crédito” comemorou o presidente do Sindilojas-SP, Ruy Pedro de Moraes Nazarian.

Entre os produtos que serão oferecidos com condições diferenciadas aos associados e custos mais justos do que os oferecidos no mercado, estão o recebimento de cartões de crédito e débito; tarifas bancárias; antecipação de recebíveis; empréstimo para capital de giro; empréstimo para investimento e empréstimo para construção e reforma.

“Cooperativa vive da união. Entendemos que é através da união que fazemos a diferença” celebrou Jaime Basso, presidente do Sicredi, durante a solenidade que oficializou a parceria.

Na foto, Jaime Basso (presidente Cooperativa Sicredi), acompanhado por executivos da instituição, Ruy Pedro de Moraes Nazarian (presidente do Sindilojas-SP), também acompanhando por diretores e executivos da entidade, além de representantes da FecomercioSP.

ACESSE MAIS FOTOS AQUI

Sobre a Sicredi

É uma consolidada instituição financeira cooperativa que tem um relacionamento próximo com seus clientes. Oferece soluções financeiras responsáveis – o produto certo na hora certa – para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Tem um portfólio completo de produtos e serviços financeiros para todos os segmentos. Entre eles estão câmbio, cartões, conta-corrente, consórcios, crédito, investimentos, pagamentos, previdência, recebimentos e seguros.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?