Gestão

Foque em ser produtivo e não ocupado

2 de março de 2016

Hoje em dia, a maioria dos lojistas e vendedores em geral anda muito ocupada e talvez você também faça parte deste grupo que não tem encontrado tempo para nada. É correria para lá e para cá, pressão, relatórios, trânsito infernal, dezenas de e-mails na caixa de entrada, novos projetos, problemas pessoais, contas a pagar, etc. Ôpa! Ainda faltou academia, sair com a família, ir à igreja, visitar aquele amigo, ler aquele livro que comprou. Socorro! Cadê o tempo?

A vida moderna nos coloca muitos compromissos e escolhas e se você não tomar cuidado, acaba se atolando em um monte de coisas que sugam seu tempo e sua capacidade de produzir e ganhar dinheiro para realizar seus sonhos. E o mais grave de tudo isso é a ilusão do trabalho.

Amigo ou amiga aí do outro lado: cuidado com a ilusão de estar ocupado e achar que está sendo produtivo. Trabalhar é uma coisa, vender é outra. A sensação de estar muito ocupado pode sabotar você e fazer com que você tenha até dó de si mesmo por trabalhar tanto e não ganhar dinheiro suficiente. Seja inteligente em suas decisões e escolhas. Foque em coisas que lhe darão dinheiro e que trarão vendas hoje.

Deixo aqui duas pequenas sugestões que podem torná-lo(a) mais produtivo em seu dia a dia, daqui para frente. Tome nota:

Saiba dizer não. Não aceite assumir tudo o que lhe pedem. Se não priorizar o que é importante para você, acabará fazendo apenas o que é importante para os outros.

Crie e trabalhe com uma lista de tarefas cotidianas. Essa lista pode ser feita e administrada diretamente em seu tablet, smartphone, celular, e-mail ou mesmo em uma folha de papel qualquer. Além de melhorar sua organização diária, isso diminui seu stress, liberando sua mente para vender. Hoje existem centenas de aplicativos gratuitos que disponibilizam diferentes listas de tarefas para você melhorar seu desempenho profissional. Utilize uma agenda constantemente e antes de assumir ou marcar algo, consulte-a. SEMPRE.

Podemos dizer que o então ano novo já começou para valer. Se o ano passado não foi um dos melhores para você, não vai adiantar nada ficar olhando para trás e ficar se lamentando. Uma boa notícia para você: você tem direito à RESILIÊNCIA, sabia disso?

 Resiliência é o termo usado para definir a capacidade de algo voltar à sua posição original e estar pronto para novo movimento. Exemplo: um elástico quando o esticamos e soltamos. Encare isso como algo muito bom para este ano. Você pode recomeçar e tentar novamente de uma maneira diferente. Isso, sim, é importante; tentar com uma atitude diferente, pois a maior loucura de um comerciante é querer um resultado diferente, fazendo sempre a mesma coisa. Se você quer ganhar mais dinheiro, precisa fazer coisas diferentes do que tem feito até então. Este é o seu momento de fazer tudo fluir de forma mais produtiva, lojista.

Encare os erros, problemas e até a parte financeira ruim como lições e não como derrotas. Tenha fé, todos os seus problemas serão resolvidos e muitos serão resolvidos sozinhos com o tempo. O tempo põe as coisas no lugar. E jamais se esqueça de que Deus está no controle de tudo.

Ótimas vendas e muita prosperidade em seus negócios, leitor. Depende apenas de você.

César Frazão é palestrante e instrutor de vendas e motivação. Reprodução autorizada.

www.cesarfrazao.com.br


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?