Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted on 28/08/17 in Notícias

Índice de Expansão do Comércio sobe pelo segundo mês consecutivo em agosto

 

Os empresários do setor do comércio estão mais confiantes na retomada da economia no segundo semestre, graças aos recentes números positivos no mercado de trabalho formal, à recuperação gradual da atividade industrial, ao declínio dos juros e da inflação e ao crescimento do PIB no primeiro trimestre, após oito trimestres consecutivos de queda. É o que aponta o Índice de Expansão do Comércio (IEC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Após ficar estável em junho, em razão da crise política, o IEC cresceu pelo segundo mês consecutivo em agosto, com alta de 0,7%, ao passar de 93 pontos em julho para 93,7 pontos em agosto. Na comparação com o mesmo mês de 2016, houve expressiva elevação (20,3%). A pesquisa é realizada mensalmente pela FecomercioSP.

Segundo a assessoria econômica da Federação, a tendência de recuperação é relevante e deve ser confirmada nas próximas pesquisas realizadas pela Entidade.

O desempenho foi motivado pela alta de 1,2% da expectativa para contratação de funcionários, que passou dos 112,7 pontos em julho para 114,1 pontos em agosto, a maior pontuação desde dezembro de 2014. Na comparação com o mesmo mês de 2016, quando o indicador marcava 94,5 pontos, o crescimento foi de 20,8%. Já o nível de investimento das empresas ficou estável em agosto, em 73,3 pontos. Em relação a agosto de 2016, quando o índice estava em 61,3 pontos, a alta foi de 19,6%.