Consultoria jurídica e contábil

Justiça obriga Receita Federal a prestar informações

25 de abril de 2017

A Justiça Federal, ao analisar um pedido formulado por uma empresa, que teve negado seu processo de consulta, determinou que a Receita Federal prestasse as informações necessárias para atender a solicitação da requerente.

A orientação que se buscava era uma dúvida sobre a legislação tributária, com relação a base de cálculo do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A Secretaria argumentou que não poderia analisar o caso, pois estaria prestando consultoria tributária. Na ação, a empresa alegou que ficou em situação de vulnerabilidade e que a qualquer momento, poderia ser fiscalizada e autuada pelo Fisco.

No entender do magistrado, a consulta foi formulada com base nas normas que tratam do tema, com pertinência e relevância e atendendo a requisitos da lei. O juiz considerou ilegal a decisão da Receita e determinou que o processo de consulta fosse novamente remetido à Secretaria da Superintendência da Receita Federal para uma nova análise e ao mesmo tempo, encaminhados à Coordenação-Geral de Tributação (Cosit).

Dúvidas? Fale conosco: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br

Serviço EXCLUSIVO para lojas e contabilidades vinculadas ao Sindilojas-SP

Visite nosso Portal de Benefícios | Visite nossa página no Facebook

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?