Legislação & Tributação

Lucro Real ou Presumido? Qual é o melhor regime tributário para sua empresa?

14 de junho de 2019

Hoje em dia as grandes empresas têm a opção de enquadrar suas apurações em dois regimes tributários, a do Lucro Real e Lucro Presumido.

Lucro Real

O Lucro Real é a forma de apuração mais próxima da realidade operacional das empresas, que considera de forma mais completa e precisa os fatos geradores. Entretanto demanda um detalhamento muito grande, e exige das empresas uma boa estrutura de organização e conhecimento.

Lucro Presumido

Já o Lucro Presumido não demanda um controle tão efetivo, pois sua apuração é mais simplificada. Porém, seus percentuais de presunção de lucro geralmente são mais elevados. Por esta razão, o impacto tributário nos valores apurados deve ser objeto de estudo.

Planejamento tributário

Você sabia que no Brasil existem quase 100 diferentes impostos, taxas e contribuições? E todos nós somos contribuintes destes encargos, direta ou indiretamente.

A elisão fiscal, mais conhecida como planejamento tributário, é a gestão que visa reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre as empresas.

Você, empresário, de forma lícita tem o direito de estruturar o seu negócio da melhor maneira, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos pago aos cofres públicos, já que hoje a carga tributária representa importante parcela dos custos das empresas, senão a maior.

Como qualquer planejamento, é de fundamental importância que a empresa envolvida tenha total controle de seus gastos tributários por meio de softwares e controles paralelos como planilhas, para que haja um acompanhamento diário de suas operações financeiras.

Este controle é essencial para que todo bom administrador tenha conhecimento e capacidade de analisar, conciliar e verificar todas as opções existentes de tributação, nos diversos e amplos aspectos que envolvam o seu negócio, pois com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.

Portanto, a elaboração do planejamento tributário é um importante passo para alcançar o equilíbrio financeiro.

Como o Sindilojas-SP pode ajudar?

O Sindilojas-SP entende que a premissa do planejamento tributário é a legalidade e acredita que existem, sim, meios de diminuir o impacto tributário sobre o seu comércio.

O planejamento tributário e o controle financeiro são armas estratégicas para que as empresas sejam capazes de tomar novas decisões, determinar suas metas a curto e longo prazo e instituir futuras projeções com maior segurança.

Conte com o Sindilojas para obter orientações de como diminuir o impacto tributário sobre o seu comércio, sem que a sonegação fiscal seja uma opção.

Ligue e converse com nossos consultores:  11 2858 8400, ou se preferir, acesse o fale conosco.

O atendimento é feito de segunda à sexta, das 8h30 às 17h30.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?