Gestão

Melhore a gestão do seu negócio

9 de setembro de 2014

 

por Dalton Viesti

 

 

Atualmente, as empresas focar cada vez mais no que seus clientes desejam e esperam, assim como utilizar ao máximo seus recursos disponíveis, buscando satisfazer seus clientes sem comprometer a qualidade final de seu produto ou serviço.

 

Para isso acontecer, é preciso pensar em um canal de comunicação aberto com o cliente e, claro, na sua produtividade, que pode ser melhorada obtendo eficiência operacional por meio de um controle total de seus processos para assim alcançar a eficácia nos objetivos traçados. Todo dono de empresa precisa buscar sempre um equilíbrio exato entre o que cliente deseja e sua lucratividade.  O jogo da gestão é sempre buscar a maior produtividade possível, encontrando a melhor relação entre o custo e o benefício do que vai ser oferecido a eles, clientes.

 

O que isso significa na verdade? Significa que as empresas devem encontrar cada vez mais o preço certo de venda de um produto que reflita a qualidade que o cliente percebe em seu produto ou serviço e ao mesmo tempo obtenha lucro. E por que a produtividade? Porque quanto mais produzir (oferecer), mantendo o mesmo custo fixo (mesma estrutura), mais o custo unitário cai e maior é a lucratividade de sua operação. Alerto que ultimamente muitos empresários, em sua busca de maior lucratividade, baixam seus custos sem pensar na produtividade alcançada e acabam comprometendo sua qualidade.

 

Outra coisa importante para melhorar sua gestão é estar sempre atento ao fluxo de caixa de sua empresa. Essa ferramenta é utilizada para garantir que todos os seus compromissos com fornecedores e clientes estejam equilibrados com sua capacidade de pagamento, garantindo seu crédito e sua credibilidade no mercado.

 

Para finalizar, é bom não esquecer que o planejamento de suas ações é importante para que a empresa não fuja dos objetivos centrais desejados. Às vezes, na ânsia de se obter lucro em negócios de oportunidade, a empresa pode se descaracterizar e perder sua principal linha de ação que garantem suas vendas e imagem de sua marca. Hoje em dia, a gestão da marca de uma empresa passou a ser imprescindível para uma boa aceitação de seus produtos por um maior número de clientes alvo.

 

 

Dalton Viesti é diretor acadêmico da Área de Gestão e Negócios da UniSant’Anna.

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?