Gestão

Plano de cargos e salários: entenda sua importância nas empresas

13 de agosto de 2013

Fonte: Revista Lojas & Lojistas nº 130 (fev/13)

Tema recorrente nas consultas atendidas pelo Sindilojas-SP, o plano de cargos e salários tem suscitado muito interesse entre os lojistas. Oportunamente, apresentamos uma pequena explicação sobre o tema, capaz de satisfazer as principais dúvidas. De maneira didática, podemos conceituá-lo como o conjunto de regras que estipulam como os empregados podem progredir na empresa em relação ao seu salário e as suas funções. Tem como objetivo deixar claro para todos os colaboradores as regras de ascensão e política salarial adotada.

Por consequência, quando se admitir um profissional, ele saberá, de antemão, qual sua perspectiva na carreira e as suas possibilidades na empresa. Também fica claro para todos que não é por ser ‘amigo do chefe’ que se garantirá um bom salário ou um cargo mais significativo. A importância do plano de cargos e salários está na possibilidade de garantir a isonomia entre os funcionários através do exercício da avaliação da estrutura funcional da empresa. Deve-se, portanto, separar as tarefas e as responsabilidades que corresponderão a cada quadro, atribuindo valores justos e coerentes. Isso possibilitará aos empregados que demonstrarem maior produtividade e que estejam realmente focados nos objetivos da empresa, serem devidamente reconhecidos e remunerados a contento.

Finalizada a elaboração do plano de cargos e salários, a empresa deverá implantar o plano de carreira. Nessa questão, as progressões devem ser claras, tanto no âmbito vertical como no horizontal. Outro regramento fundamental é a definição temporal na qual o profissional atingirá o crescimento planejado pela empresa.  Não há na legislação trabalhista regras específicas que tratem do plano de carreira e da gestão de cargos e salários.

 

———-

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?