Notícias

Qual a importância de uma Convenção Coletiva de Trabalho?

6 de setembro de 2016

Informamos aos nossos filiados e associados que já demos início às negociações para assinatura da Convenção Coletiva 2016/2017. Mas, antes de entrar no mérito da questão, nos convém defini-la.

A Convenção Coletiva de Trabalho é um acordo firmado entre sindicatos de empregadores e sindicatos de empregados, representativos de categorias econômicas e profissionais. Seu objetivo é estipular condições de trabalho especiais e complementares à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Feitos os esclarecimentos, pausa para reflexão: empregador e empregado não sobrevivem um sem o outro, pois o trabalho precisa desses dois personagens principais. Mas será tarefa fácil conciliar os interesses desses personagens?

Esse árduo processo, vital nas relações entre patrões e empregados, é chamado de negociação coletiva. Refletindo com nossa realidade, temos o pontapé inicial no momento em que o Sindicato dos Comerciários apresenta sua Pauta de Reivindicações, onde enumera as cláusulas sociais e econômicas que pretendem assegurar à categoria que representa.

A cada ano enfrentamos mais imposições e mesmo com o atual cenário econômico amplamente divulgado pela mídia, com fechamento de lojas e muitas demissões, os Comerciários não economizaram em seus pleitos.

Há que se esperar uma consciência maior para viabilizar e manter os empregos. Apesar da atual conjuntura há o pleito de elevação dos índices de reajuste às alturas. O fato é que nós, representantes da categoria de lojistas, temos a missão de analisar, discutir e dar direcionamento as negociações coletivas, levando em consideração a situação real da categoria, sem nos deixar levar pelo romantismo apresentado em números que não refletem o que de fato acontece no varejo, principalmente este ano.

Afinal, que lojista em sã consciência, não gostaria de oferecer aos seus colaboradores todos os benefícios capazes de estimular bem-estar e satisfação com os seus empregos?

Será que o lojista se sente satisfeito quando perde um bom funcionário para a concorrência que oferece melhores benefícios?

Muitas vezes, querer não é poder, há que se haver responsabilidade social em preservar os postos de trabalho que podem ser atingidos quando se impõem às empresas compromissos incompatíveis com sua própria sobrevivência.

Diante do quadro apresentado, podemos ter a resposta da importância da Convenção Coletiva e do impacto que pode gerar na sobrevida das empresas. Deve ser negociada com responsabilidade, visão, maestria e capacidade de se alcançar o justo equilíbrio nos interesses envolvidos.

Concessões serão inevitáveis e fazem parte de qualquer acordo, mas que sejam de ambas as partes.  Esse é o nosso compromisso! A Convenção Coletiva de Trabalho do Sindilojas-SP tem sua data base vigente dentro do período de 12 meses, ou seja 1º de setembro a 31 de agosto.

Para mais esclarecimentos sobre a importância da CCT para a sua empresa, fale conosco: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?