Consultoria jurídica e contábil

Recuperação Judicial | Judiciário aprova prazo inferior a 2 anos

16 de maio de 2017

A Lei nº 11.101/2005 regulamenta o procedimento de recuperação judicial. O prazo deve ser de ao menos dois anos, contados a partir da data em que o plano de reestruturação é homologado. O período é considerado como necessário para verificar se a devedora está cumprindo os pagamentos que foram acordados com os seus credores. Se durante a fiscalização for constatado o descumprimento, a Justiça pode decretar a sua falência.

Porém, a exigência de um prazo mínimo para o encerramento dos processos de recuperação judicial vem sendo flexibilizada pela Justiça de São Paulo. Em alguns processos houve permissão para que as empresas devedoras e os seus credores decidissem sobre o período menor do que o previsto na legislação. Esse prazo foi decidido em assembleia-geral de credores e, depois, homologado pelo juiz. Para o magistrado, apesar de a lei fixar o período de dois anos, o Código de Processo Civil abre a possibilidade das partes envolvidas no processo estipularem mudanças nos procedimentos para ajustá-los às especificidades da causa.

Dúvidas sobre esse assunto? Fale conosco: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br

Disponibilizamos esse serviço EXCLUSIVO para lojas e contabilidades vinculadas ao Sindilojas-SP

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?