Legislação & Tributação

Repouso após 7 dias de trabalho

10 de setembro de 2018

Repouso após 7 dias de trabalho gera pagamento em dobro

O Tribunal Superior do Trabalho – TST condenou uma empresa a pagar em dobro, os repousos semanais remunerados (RSR) concedidos após sete dias consecutivos de trabalho. A decisão segue a jurisprudência do TST, segundo a qual a concessão de folga nessas condições viola o artigo 7º, inciso XV, da Constituição da República, que lista como direito dos trabalhadores o repouso “preferencialmente aos domingos”.

Na reclamação trabalhista, a empregada afirmou que em determinado período a empresa descumpriu a jornada de 6×1, e que havia trabalhado por oito dias sem folga. Em primeira e segunda instâncias a empresa teve êxito, pois foi considerado pelos magistrados que a empregada usufruía a folga semanal.

A trabalhadora ingressou com recurso de revista ao TST e o relator, ministro Alexandre Luiz Ramos, assinalou ser pacífico o entendimento do TST de que a concessão do repouso semanal remunerado após o sétimo dia consecutivo de trabalho implica o seu pagamento em dobro, conforme Orientação Jurisprudencial 410 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais. A decisão foi unânime.

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho (adaptado)

 


 

Processos Trabalhistas são defendidos pelo Sindilojas-SP

Com a finalidade de atender às solicitações de nossas empresas associadas, o Sindilojas-SP está ampliando os serviços oferecidos pelo seu departamento jurídico.

Tradicionalmente, trabalhamos preventivamente com consultoria jurídica e suporte permanente para auxiliar as empresas a evitarem passivos trabalhistas, inclusive com um Programa de Capacitação personalizada.

O resultado sempre foi positivo e reconhecido pela categoria. Agora, com o objetivo de ampliar nosso trabalho, também atendemos as empresas associadas na Defesa contra Processos Trabalhistas.

Consulte nossas condições para sua empresa!

Conheça os serviços oferecidos pelo Departamento Jurídico

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?