Legislação & Tributação

Tabela de saque do FGTS

25 de julho de 2019

O Governo federal alterou a legislação que rege o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Determinou que a conta vinculada do trabalhador no FGTS também poderá ser movimentada nas seguintes situações:

  1. a) anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, por meio da aplicação dos valores da seguinte tabela, até o último dia útil do 2º mês subsequente ao da aquisição do direito de saque:

 

  1. b) a qualquer tempo, quando seu saldo for inferior a R$ 80,00 e não tiverem ocorrido depósitos ou saques por, no mínimo, um ano.

 

Independentemente das novas hipóteses de saque mencionadas, estará disponível aos titulares de conta vinculada do FGTS, até 31.03.2020, o saque de recursos até R$ 500,00, por conta, que será efetuado conforme orientações da Caixa, permitindo crédito automático em poupança de titularidade do trabalhador aberta na Caixa e desde que o trabalhador não se manifeste negativamente.

O titular de contas vinculadas do FGTS estará sujeito a somente uma das seguintes sistemáticas de saque:

  1. a) saque-rescisão, para todas as hipóteses de saques previstas na legislação, exceto o saque-aniversário;
  2. b) saque-aniversário, para todas as hipóteses de saques previstas na legislação, exceto para despedida sem justa causa, extinção por contrato de trabalho (acordo), extinção da empresa, extinção de contrato por prazo determinado, inclusive trabalho temporário e suspensão do trabalho avulso por período igual ou superior a 90 dias.

 

A Caixa Econômica Federal informou que vai divulgar no próximo dia 5 de agosto os cronogramas para as novas opções de saques.

(Medida Provisória nº 889/2019 – DOU Edição Extra de 24.07.2019)

 

Se você tem dúvidas, entre em contato conosco

O atendimento é feito de segunda à sexta, das 8h30 às 17h30

Consulte-nos: 11 2858 8400, ou se preferir, acesse o fale conosco.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?