Representatividade

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo é alertada pelo Sindilojas-SP sobre “golpe do boleto fraudulento”

17 de agosto de 2017

 

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) enviou oficio ao Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, noticiando o crime de estelionato, “golpe do boleto fraudulento”, que está sendo praticado na praça tendo como partes envolvidas as empresas de comércio virtual e o Sindilojas-SP.

A entidade representativa da categoria econômica que congrega mais de 40 mil empresas do comércio varejista da capital de São Paulo recebeu nos últimos dias, nada mais nada menos do que 26 casos de falsificação de “boletos bancários”.

O crime vem sendo praticado da seguinte forma:

1- O “golpista” realiza compras através do endereço eletrônico das empresas de comércio virtual e emite boletos bancários verdadeiros,

2- De posse do boleto original, tendo como beneficiária essas empresas de “comércio virtual”, o golpista utiliza a numeração do código de barras, que consta nesse boleto e produz um boleto falso, em nome do Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista ( Razão Social falsa), mas com endereço e CNPJ verdadeiros do Sindilojas – Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo.

3- Os boletos falsificados são encaminhados, aleatoriamente, para algumas empresas cobrando uma Contribuição Assistencial em nome do sindicato, nos valores correspondentes àquelas compras que o “golpista” realizou através do endereço eletrônico das empresas de comércio virtual.

Ao pagarem o boleto falsificado, em nome do Sindlojas-SP, essas empresas estarão quitando o pagamento daquelas compras realizadas pelo estelionatário, junto as empresas de comércio virtual, e não aquela suposta Contribuição Assistencial cobrada por meio do boleto falsificado, pois a numeração do código de barras que consta no boleto falsificado é das empresas de comércio virtual.

Diante desses fatos, o Sindilojas-SP solicitou o registro dessa ocorrência no 3º Distrito Policial – Campos Elíseos, no centro de São Paulo, competente para apuração dessa fraude.

As compras realizadas pelos golpistas, até o presente momento, possuem como  COMPRADORES / PAGADORES as empresas abaixo relacionadas, todas com endereço nos Estados de Mato Grosso e Bahia.

É de se ressaltar, que a utilização da numeração do código de barras, do boleto gerado pelas empresas de “comércio virtual” e posteriormente inseridos em boletos fraudulentos em nome do Sindilojas-SP, poderá acarretar prejuízos inestimáveis ao sindicato, pois outras empresas também estarão sujeitas a esse tipo de golpe.

Se porventura essas empresas efetuarem o pagamento do boleto falsificado em nome do Sindilojas-SP, irão pensar que estão quitando a Contribuição Assistencial para o sindicato, quando na verdade o crédito estará sendo direcionado a empresa de comércio virtual.

Saiba mais sobre esse golpe AQUI

 

Dúvidas? Fale conosco: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?