Representatividade

Sindilojas-SP pleiteia por mais fiscalização sobre ambulantes em Sapopemba

5 de dezembro de 2014

 

O Núcleo de Defesa Empresarial (NDE) do Sindilojas-SP recebeu em meados de novembro a denúncia de uma comerciante da região de Sapopemba, na zona leste da capital, que acusa a interferência de comerciantes ambulantes irregulares sobre o desempenho dos estabelecimentos formais situados na avenida Sapopemba. Por motivos de segurança e privacidade, a lojista comerciante não será identificada nesta matéria.

 

Em sua mensagem encaminhada ao NDE, a comerciante denuncia a atividade frequente de dois ambulantes irregulares nas proximidades do seu estabelecimento: um deles comercializa produtos contrabandeados (desde itens para limpeza doméstica até cigarros) e o outro “trabalha” com um quiosque móvel de milho.

 

Em relação ao primeiro, o principal problema está na concorrência desleal imposta aos estabelecimentos formais do trecho que também trabalham com os mesmos itens por ele oferecidos de forma indevida. Infelizmente, a população consumidora muitas vezes não se atenta à procedência dos produtos e se deixa levar pela oferta aparentemente mais atrativa (menor preço), ignorando até mesmo os riscos de contaminação química – produtos de limpeza vencidos ou que não seguem as regras de saneamento devido são grandes vetores de problemas cardiorrespiratórios e dermatológicos.

 

Por sua vez, o ambulante que comercializa milho e derivados, segundo a delatora, não demonstra o menor cuidado com a higiene em seus serviços e pouco se atenta à segurança dos transeuntes ou de seus próprios clientes desavisados. Em sua denúncia, a lojista informa que, em outubro último, o botijão de gás do carrinho de milho pegou fogo e explodiu nas proximidades de uma farmácia local em pleno horário comercial.

Um detalhe importante sobre ambos os casos: no dia a dia, os ambulantes costumam manter seus “empreendimentos” lado a lado. Isso apenas reforça a denúncia da lojista de que nem um, nem outro, apresenta qualquer responsabilidade com higiene ou segurança. Produtos químicos para limpeza próximos a um botijão de gás em uso? Alimentos expostos em um mesmo raio em que produtos químicos estão presentes? Não é preciso ser nenhum perito em saneamento ou segurança ambiental para saber os riscos infligidos por tais circunstâncias.

 

Como primeira etapa para uma potencial resolução do problema, o Sindilojas-SP repassou oficialmente à Subprefeitura da Vila Prudente e às demais autoridades pertinentes ao caso a denúncia da lojista, enfatizando a prática do contrabando e da falta de segurança praticados pelos ambulantes em comento.

 

 “A prática comercial desses produtos e serviços, por meio de pessoas que não possuem o menor tipo de preparo para tal e que tampouco contam com a devida licença perante os órgãos competentes, acarreta a concorrência desleal e compromete financeiramente os estabelecimentos formais e regularizados da região, estes que já têm tantas outras preocupações cotidianas com a administração de seus empreendimentos – licenças, impostos, salários a pagar para funcionários, dentre outras responsabilidades”, argumenta o presidente do Sindilojas-SP, Ruy Nazarian.

 

Faça sua parte também

 

Sempre em busca de soluções para o problema comércio informal na cidade de São Paulo, o Sindilojas-SP se mantém em constante sintonia com as atividades da administração municipal e de outras entidades de classe que igualmente hasteiam a bandeira do combate a esse problema.

 

No entanto, faz-se muito necessária a participação ativa dos próprios comerciantes nessa empreitada. Afinal de contas, são eles, mais do que qualquer entidade ou mesmo influência política, os melhores indicadores de ideias e sugestões para confrontar com mais força e propriedade a pirataria na sociedade. Para saber mais a respeito das atividades do Sindilojas-SP contra a pirataria e a informalidade, acompanhe regularmente o site www.sindilojas-sp.org.br e as publicações periódicas da entidade. Para contatar o Núcleo de Defesa Empresarial (NDE) do sindicato, ligue para 11 2858 8400 ou clique aqui e deixe sua mensagem.

 

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?