Notícias

Sindilojas-SP pleiteia redução do horário restritivo para estacionamento nas avenidas da capital

29 de novembro de 2013

No decorrer dos últimos dois meses, o Sindilojas-SP tem acompanhado a delicada situação em que se encontram comerciantes de diversos pontos da capital, afetados pela carga horária restritiva para estacionamento nos locais em que foram adaptadas as faixas exclusivas para ônibus. Segundo levantamento feito in loco pela entidade, a proibição se estende das 6h às 20h na maioria das avenidas contempladas por esse novo sistema de tráfego – período que engloba todo o expediente comercial de diversas empresas.

 

Muitos lojistas têm contatado o Sindilojas-SP em busca de um reforço institucional para suas reivindicações ante órgãos como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o SPTrans e até mesmo a Prefeitura de São Paulo. Profundamente afetados com a queda na frequência dos consumidores – uma vez que estes não podem mais estacionar seus veículos diante dos estabelecimentos – muitos empresários têm sofrido vertiginosas quedas de faturamento (alguns acusam até 50% de prejuízo). Além disso, o risco de serem obrigados a aplicar cortes em suas equipes e os constantes inconvenientes com o habitual processo de carga e descarga de mercadorias vem aumentando exponencialmente.

 

No dia 18 de novembro, o Sindilojas-SP recebeu comerciantes das avenidas João XXIII, Conselheiro Carrão e Mateo Bei (zona leste) e Tiradentes (Centro) para uma reunião voltada para a discussão sobre os problemas enfrentados pelo comércio afetado pela restrição ao estacionamento local. Os lojistas presentes na ocasião apresentaram suas queixas, suas necessidades e também suas sugestões em prol de um consenso que pudesse ser estendido às autoridades.

 

Com base em tudo o que foi estabelecido nessa reunião, o Sindilojas-SP elaborou um ofício, solicitando uma audiência com o prefeito Fernando Haddad para apresentar não apenas as reivindicações do comércio, mas também suas propostas de solução ao problema que hoje enfrenta com a restrição ao estacionamento estendido pela cidade. Em linhas gerais, não se contesta a efetividade das faixas exclusivas para ônibus como recurso de potencial melhoria para o tráfego na cidade. No entanto, pleiteia-se uma redução no período de restrição ao estacionamento nas vias contempladas:

 

  • -6h às 10h, no sentido bairro/centro
  • -16h às 20h, no sentido centro/bairro
  • -Sábados livres

 

O Sindilojas-SP não obteve retorno à sua solicitação encaminhada para a Prefeitura. De todo modo, a entidade continua acompanhando a situação do comércio afetado pela proibição ao estacionamento em período integral e se mantém à disposição dos lojistas para apoiá-los no que se fizer necessário nesse sentido.

 

Para contato com o Sindilojas-SP, CLIQUE AQUI

 


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?