Gestão

Site gratuito e melhor posicionamento online

17 de janeiro de 2018

A matéria “Site gratuito e melhor posicionamento online com o Google Meu Negócio” foi originalmente publicada na Revista Sindilojas -SP Edição 181

A gigante Google tem algumas ações voltadas especificamente para as pequenas e médias empresas. Na última semana de novembro, anunciou novidades dentro da plataforma Google Meu Negócio. Agora é possível, por exemplo, que as informações de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) sejam listadas diretamente nas buscas do Google. O empreendedor pode escolher mostrar preços, telefones, horários de atendimento, dentre diversas outras informações, sem a necessidade de clique na página da empresa.

Conectar quem vende a quem deseja comprar é a grande promessa da Google Meu Negócio (e o grande sonho de todo empresário).  E realmente entrar para o mundo digital parece ser simples por essa plataforma. Qualquer empreendedor pode criar sua ficha cadastral no Google, gerando para o seu negócio uma identidade pública. As informações fornecidas sobre a empresa podem aparecer na Pesquisa Google, no Google Maps e no Google+.

O que esperar

E a empresa promete que criar um website dentro da sua rede também é bem fácil e não leva mais do que 10 minutos. O gerador de sites gratuito da ferramenta origina automaticamente um site simples a partir da ficha cadastral preenchida. A partir daí é possível adicionar fotos ou escolher um dos diferentes designs para personalizar a página da web de acordo com o perfil e público do negócio. Tudo isso pode ser executado de um computador ou do próprio smartphone.

Além de ter uma homepage para seu negócio, o empreendedor também poderá acessar insights de performance: ele pode observar quantos usuários procuraram negócios parecidos; quantos clicaram na página da empresa; quantos buscaram o telefone de contato; e a performance de anúncios pelo Google AdWords, se houver investido em tal ferramenta.

De acordo com a diretora de marketing do Google, Suzana Ayarza, a presença de um estabelecimento comercial na internet aumenta a chance de consumidores chegarem até ele. Uma pesquisa realizada e divulgada pela empresa apontou que 90% dos consumidores fazem buscas na internet quando querem comprar.  Os dados da pesquisa ainda revelaram que mais da metade dos consumidores online ouvidos confia mais em empresas que possuem um site.

Como fazer parte dessa rede

O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e criar o cadastro gratuito do empreendimento, usando e-mail – também de graça e do próprio Google – e senha. O Google então fará um processo de verificação para garantir a legitimidade do seu negócio e a segurança para os consumidores – o que pode ocorrer por ligação telefônica, por um código enviado por Correios ou através da visita de um dos agentes de verificação do Google ao negócio.

Importante informar que o link do site da sua empresa terá o sufixo “.negocio.site”, no lugar de “.com.br”, um domínio do próprio Google para os usuários do Meu Negócio.

 

Mais conteúdo sobre Gestão Empresarial

Fidelidade em alta

A inteligência emocional a favor do seu negócio

Os 10 mitos do Marketing