Gestão

Sua empresa pode fazer parte da Vizinhança Solidária

26 de junho de 2018

Sua empresa pode fazer parte da Vizinhança Solidária

Matéria publicada na Revista Sindilojas-SP 184

Você conhece sua loja da porta para dentro como ninguém, correto? Mas, e da porta para fora? Aproximar-se do comércio e moradores vizinhos ao seu estabelecimento pode contribuir para a diminuição de crimes. Afinal, criar uma rede solidária só traz benefícios. Pelo menos é o que vem demonstrando, na prática, o programa Vizinhança Solidária.

O projeto, que é uma iniciativa da Polícia Militar de São Paulo, começou em um bairro do município e logo se expandiu para outras regiões da cidade. A contribuição da união entre vizinhos e polícia pôde ser sentida diretamente na redução dos índices de crimes praticados em edifícios e residências. Mas, o comércio também pode aderir ao programa.

Conheça abaixo o que é o Programa Vizinhança Solidária

O que é?
Conjunto de ações que busca, por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento.

Qual a importância da prevenção primária?
A prevenção primária é o primeiro degrau no combate à criminalidade. O cidadão conhece e sente diariamente as causas e os efeitos do crime, cuja percepção se torna ferramenta indispensável para orientar as ações de polícia.

Por que participar?
Para se reduzir a intolerância social que predomina nas grandes cidades, aproximando os vizinhos um dos outros e por consequência resgatar a sensação de segurança na sua região.

Na prática
O programa é voluntário e pode ser implantado em ruas de um determinado bairro ou região, ou com identificação de um estabelecimento comercial que tenha obtido o Certificado de Análise de Risco de Vulnerabilidade. Devem ser evitadas ações ou iniciativas isoladas. Lembre-se: a força contra o crime está na união coordenada entre povo e polícia.

Qual o custo?
A vistoria realizada pela Polícia Militar não tem qualquer custo para o proprietário, que arcará apenas com os eventuais investimento para melhorar a vulnerabilidade do próprio imóvel ou estabelecimento. A comunidade também poderá apoiar na confecção das placas de segurança do bairro, por meio de patrocínio não oneroso.

Como faço para inserir o meu comércio no programa?
Para receber os benefícios do Programa Vizinhança Solidária, o cidadão deve procurar a Companhia de Polícia Militar mais próxima ou o Conselho Comunitário de Segurança da localidade a fim de preencher o requerimento de análise de vulnerabilidade.

Como a Polícia Militar participa?

  • Escolhe os locais para afixação das placas com base nas ferramentas de inteligência policial e de gestão.
  • Promove reuniões de mobilização com a comunidade organizada.
  • Identifica e cria proximidade com as lideranças comunitárias.
  • Profere palestras sobre Prevenção Primária de Sensibilização.
  • Visita o tutor seguindo as indicações do Cartão de Prioridade de Policiamento.
  • Monitora os indicadores criminais da região.

 

Sindilojas-SP recebe o pioneiro na implantação do programa

Continuando sua atuação em aproximar seus representados do cenário legislativo brasileiro, a diretoria do Sindilojas-SP recebeu em sua sede o deputado estadual Cel. Alvaro Batista Camilo (PSD), no dia 19/04, para debaterem sobre a segurança no comércio da cidade de São Paulo.

O deputado está há mais de 30 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde chegou ao cargo máximo da instituição: foi seu Comandante-Geral entre abril de 2009 a abril de 2012.

Como Comandante-Geral da Polícia Militar, criou a Operação Delegada, um dos convênios mais bem-sucedidos contra o comércio irregular em territórios urbanos que teve amplo apoio do Sindilojas-SP.

O Cel. Camilo também foi o pioneiro na implantação do Programa Vizinhança Solidária, implantado pela primeira vez em São Paulo no ano de 2008, no bairro do Itaim Bibi, e hoje cada vez mais utilizados nas ruas e bairros de São Paulo.

Liderada por Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindilojas-SP, a reunião foi um importante instrumento para o fortalecimento dos lojistas representados pela entidade.

E se você quiser saber um pouco mais sobre a atuação do Sindilojas-SP junto ao cenário legislativo, acompanhe os Projetos de Lei com posicionamento do sindicato.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?