Legislação & Tributação

Taxa de cartão excluída da PIS/COFINS?

12 de fevereiro de 2019

STF vai julgar retirada de taxa administrativa de cartão do cálculo de contribuições

Ficou a cargo do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se os valores retidos pelas administradoras de cartões de crédito e débito pelo serviço prestado podem integrar a base de cálculo das contribuições PIS e Cofins devidas por empresas que recebem pagamentos por meio de cartões. O tema teve a repercussão geral reconhecida no Plenário Virtual do Tribunal.

No recurso ao STF, a empresa que discute essa questão judicialmente, afirma que a previsão constitucional é de que PIS e Cofins incidam sobre os valores efetivamente repassados à empresa contribuinte, não abrangendo as porcentagens pagas como despesas às administradoras de cartões de crédito e débito.

A União por sua vez, alega que o valor da taxa de administração do cartão integra o preço de operação comercial para qualquer efeito e que o preço final de um produto é composto por vários custos repassados ao consumidor, inclusive a remuneração cobrada pelas administradoras de cartões, consubstanciando despesa operacional.

O Sindilojas-SP possui uma ação coletiva sobre o tema em andamento, que beneficiará seus associados em decisão favorável.  Entre em contato no telefone 11 2858-8400 e saiba o que fazer para aderir a essa ação.

CONHEÇA ESSA E OUTRAS AÇÕES COLETIVAS DO SINDILOJAS-SP E FAÇA SUA ADESÃO

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?