Jucesp

Transformação do tipo jurídico na Jucesp

29 de outubro de 2018

Transformação do tipo jurídico na Jucesp

As transformações do tipo jurídico tem sido objeto de inúmeros casos na unidade Sindilojas-SP da Jucesp. Separamos abaixo algumas das principais dúvidas coletadas na unidade e respondidas pelos especialistas especificamente sobre transformações de tipo jurídico de sociedade Ltda, Empresário e Eireli

No mesmo ato de transformação, podem ser alterados quaisquer outros tipos de ato?
Sim, é possível alterar qualquer outro tipo de situação no mesmo ato em que ocorrer a transformação, como por exemplo: alterar o objeto social, o capital social, endereço da empresa, nome empresarial, entrada e saída de sócios, abertura/encerramento de filiais. Enfim, a empresa pode se adequar a qualquer situação que ela deseja, para melhor se adaptar à nova modalidade que irá se transformar.

Como proceder para que as alterações citadas acima ocorram no mesmo documento?
Para que estas alterações ocorram no mesmo documento, basta incluir as cláusulas necessárias de alteração e adequar o instrumento de transformação juntamente com as cláusulas de alteração. Pelas regras da IN DREI 35*, a transformação poderá ser formalizada em instrumento único ou separado, exceto quando o ato envolver empresário individual.

 É possível alterar sociedade Ltda em Empresário ou Eireli no mesmo ato da falta de pluralidade?
A transformação de Sociedade Ltda em Empresário e Sociedade Ltda em Eireli pode ser realizada no mesmo ato em que ficar registrada a falta de pluralidade de sócios, ou seja, no mesmo ato onde a sociedade fica unipessoal já se realiza a transformação, ocorrendo a saída do(s) sócio(s) retirantes.

IMPORTANTE: O cadastro Via Rápida Empresa e o DBE (Documento Básico de entrada do CNPJ) estão adequados para qualquer situação recorrente de uma transformação.

 *A Instrução Normativa DREI 35 entrou em vigor em 02/03/17 e trata somente sobre os casos de arquivamento de transformação, incorporação, fusão, cisão que envolvam os tipos jurídicos empresário e sociedade Ltda.

O ER Sindilojas-SP dispõe de estrutura para fornecer suporte a estas e outras necessidades do empresário. AQUI você encontra informações e instruções para auxiliar em diversas situações, incluindo os modelos de transformações citados acima.

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?