Comitê de Desenvolvimento Econômico e Empresarial

Desafios enfrentados pelos empresários inibem crescimento

29 de março de 2023

Em reunião com o vice-Governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth e Secretários Estaduais na Fecomercio, foi ajustado rol de sugestões e reivindicações do comércio de São Paulo.

O Estado de São Paulo representa algo próximo de 32% do PIB, sendo que, recentemente, tem mostrado uma taxa de crescimento pouco superior à média brasileira. Ou seja, ao contrário do que se imaginava, não houve a necessária convergência de desenvolvimento entre os Estados do Brasil.

E o Estado paulista se mantém como o maior, com a mesma participação no PIB há décadas e ligeira tendência, recente, de ampliação dessa posição. Atualmente, São Paulo tem um PIB per capta de aproximadamente R$ 63 mi, cerca de 53% maior que o PIB per capta do Brasil, que é de R$41 mil. Se tirarmos São Paulo do cálculo do PIB nacional, a diferença entre o Estado e a média do País sobe, com São Paulo tendo uma PIB per capta 78% maior que a média nacional.

Dentro do Brasil, o Estado que mais atrai investimentos e que possui a melhor infraestrutura disponível aos cidadãos e aos empresários é São Paulo. Essa é a vantagem comparativa do Estado.

São Paulo é cosmopolita, inclusivo e iniciou sua marcha em direção à economia sustentável. Tudo isso pode, e deve ser potencializado por uma gestão pública eficiente, com olhar para o futuro, partindo de um patamar já razoavelmente elevado em relação aos outros Estados do país. Manter e ampliar a liderança exercida pelo Estado deve ser a principal diretriz do Governador e de sua gestão.

O Estado dos nossos horizontes

É preciso ampliar, no âmbito estadual, as REFORMAS QUE TRANSFORMEM A MÁQUINA PÚBLICA, buscando, especialmente, A REDUÇÃO E A EFICIÊNCIA DOS GASTOS.

É preciso enfrentar – ainda que muito tenha sido feito em alguns aspectos – os desafios enfrentados pelos empresários brasileiros e que inibem o crescimento e a inovação, como:

  • O excesso de burocracia para a formalização e o desenvolvimento de negócios;
  • A dificuldade de acesso ao crédito;
  • O complexo sistema tributário do ICMS;
  • A elevada carga tributária e a guerra fiscal;
  • A falta de manutenção ao padrão de melhorias da segurança pública, com foco especial para além dos crimes comuns, no combate à pirataria, à informalidade e aos descaminhos que se configuram em concorrência desleal aos empresários legalmente estabelecidos.

O Sindilojas-SP tem como princípio básico de atuação, a luta pelo desenvolvimento das empresas do comércio. Os itens acima apontados ao Governo do Estado são prioritários para conseguir esse objetivo.

Entre em contato com o Sindilojas-SP, participe e dê sua opinião à respeito desse assunto.

Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?