Representatividade

Celebração do empreendedorismo

5 de outubro de 2022

No dia do empreendedor, comemorado em 05 de outubro, os valores, as vitórias e as histórias inspiradoras vem à tona, evidenciando a importância dessa classe na roda da economia de um país.

Empreender, na grande maioria dos casos, é sinônimo de um verdadeiro desafio, que é abraçado pela coragem, pela confiança e pela ousadia, especialmente se levarmos em consideração o cenário adverso patente que caracteriza o Brasil há décadas, como a falta de incentivo, a submersão de uma das maiores cargas tributárias do mundo, o excesso de burocracia, incertezas políticas e econômicas, e muito mais.

Diante do histórico de tantos embates, seja pela incipiência de muitas ações do Poder Público ou pela cultura obsoleta enraizada por certas correntes ideológicas, nada mais justo do que o empreendedor possuir uma data para chamar de sua: no dia 05 de outubro, é comemorado o Dia do Empreendedor.

A data detém uma simbologia e importância muito grandes, pois remete a celebração dos que empreenderam de maneira exitosa, mesmo diante de imensas dificuldades, sendo, portanto, o reconhecimento justo ao importante papel desempenhado por essa categoria no desenvolvimento de uma nação.

Os números da atividade empreendedora no Brasil

 É possível mensurar, em números, a substancial evolução do cenário, reforçando o sentido da lembrança e da alusão comemorativa da data.

O Brasil é considerado uma das nações mais empreendedoras do mundo. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o país ficou, em 2021, na 5ª colocação no ranking global, quando avaliada a taxa de empreendedorismo total. No ano passado, inclusive, foi batido o recorde de aberturas de novos negócios, com média de 682,7 mil microempresas e 3,1 milhões de MEIs.

Ainda de acordo com o GEM, o Brasil já soma 19 milhões de empresas.

Segundo o levantamento, são mais de 13 milhões de MEIs, tendo mais de 1 milhão delas sido abertas entre janeiro e abril deste ano.

Estima-se que 52 milhões de brasileiros têm um negócio próprio.

Histórias para contar

O Sindilojas-SP, que há mais de 80 anos representa com afinco os interesses dos empresários do comércio lojista de São Paulo, reporta essa data com muito entusiasmo, procurando exaltar e reconhecer, com júbilo, o histórico de lutas e a trajetória exitosa de todos os empreendedores no Brasil, e, especialmente, aqueles que integram a nossa imensa gama de associados.

É o caso da empreendedora Maria Teresa, que está à frente da Camisaria Intercil, localizada na região central da cidade, que traz o seu depoimento sobre a sua atuação na manutenção do legado de um empreendimento familiar, no circuito do comércio varejista há mais de 73 anos:

Minha loja é da minha família e tem 73 anos… 

Apesar de ter feito engenharia química, eu sempre gostei do comércio, a moda  sempre me fascinou… Quando eu escolho uma mercadoria para revender, penso no meu cliente, em como ele vai ficar feliz ao usar aquela camisa, gravata…  Essa satisfação é que me leva adiante.
O comércio é realmente um desafio, e, sem dúvida, o período da pandemia da Covid foi o pior dos últimos tempos…

Mas a crise vem de anos anteriores, em que a corrupção, numa análise mais genérica e abrangente, tirou muito dinheiro das famílias, levando a um declínio nas vendas com o fechamento de muitas fábricas e comércios.

Antes de abrir um negócio, é necessário fazer um estudo criterioso do mercado para ver se o seu sonho poderá dar frutos.

Montar o próprio negócio exige um grande esforço… Muitos acham que vão abrir uma loja, começar a vender e ter uma vida mais tranquila… Essa não é a realidade, não se pode ter nem vender ilusões…. Quem quer empreender, precisa estar preparado para não tirar férias, trabalhar aos fins de semana e batalhar muito, até chegar à estabilidade.
Enfim, desejo sucesso aos sonhadores!

Persistência e arrojo

Uma outra história interessante e inspiradora, é da empresária Regiane Stimpel, proprietária do Pet Shop Estética Canina e Felina , que também nos trouxe o seu depoimento:

Aos 24 anos, depois de trabalhar como secretária em uma grande empresa, decidi sair para ter um negócio próprio. Então, fui sócia em vários tipos de comércio, que não deram certo.

Até que, em 1999, fiz o que realmente gosto, um breve “curso” num pet shop de banho e tosa.

 Em 2000, quando estava em uma situação financeira dificílima, comprei com muito sacrifício os primeiros equipamentos e comecei com o serviço no fundo de casa.

Na época fui a pioneira em ter o serviço de “leva e traz” no bairro, chamado de “táxi dog” … Eu colocava faixas para fazer propaganda do serviço, a prefeitura retirava… – Mas deu certo.

 Em 2002, montamos nossa loja completa num ponto excelente.

Em 2007, vieram dificuldades por motivo de doença familiar, mudança de prédio…  A concorrência também começou a crescer muito. Pensei em desistir e procurar emprego.

O maior desafio sempre foi achar um bom ponto… Em 2008, uma cliente que gostava muito do meu trabalho me ofereceu um imóvel para alugar. O valor era o triplo do que eu pagava, porém numa localização excelente. O receio de investir naquele novo empreendimento veio bem forte… foi quando eu tive vontade de desistir mesmo…

Mas o pensamento de luta foi ainda mais forte e aceitei o desafio!

Estou no mesmo lugar até hoje… Fiquei só com a estética, e é o que realmente eu gosto de fazer.

Tenho sempre um pensamento:

Dificuldades virão, medo também. Mas enfrentar sempre, desistir nunca.”

O Sindilojas-SP parabeniza a todos os empreendedores do Brasil nessa data!

Os valores e as vitórias de cada um foram e continuam sendo o impulso e a inspiração permanente na manutenção das atividades do nosso sindicato, de bem atender os interesses dos empresários do comércio lojista de São Paulo.

Com o número imensurável de histórias inspiradoras já garimpadas ao longo desse período, temos a certeza de que o futuro sempre será de quem ousar sonhar! 

O Sindilojas-SP está ao seu lado, oferecendo uma série de benefícios para que esse sonho se concretize cada vez mais.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?