Gestão

Dicas para usar banco de imagens gratuito nas suas publicações

15 de abril de 2021

O artigo de hoje traz dicas para você, lojista, que vende pelos mais diversos canais de e-commerce e por muitas vezes encontra dificuldades para achar a imagem certa para suas redes sociais, site e/ou marketplace gratuitamente.


Fonte: Canva.com

Por que usar um banco de imagens?

Pesquisar imagens na internet pode parecer um caminho fácil, mas requer muito cuidado a cada passo.

É importante saber que os mecanismos de busca tradicionais são apenas fontes de consulta — que não detêm os direitos sobre as imagens que apresentam. Ou seja, eles não dão garantia ou licença expressa de que você pode usá-las em seus projetos.

Além disso, os primeiros resultados costumam ser de produtos em oferta. Depois, vem aquele bombardeio de imagens que você já cansou de ver em toda parte… e várias opções que não têm a menor relação com sua busca.

Fora tudo que você precisa descartar por má qualidade ou tamanho inadequado. Afinal, qual seria a credibilidade de um material de comunicação com imagens mal definidas ou distorcidas por não atenderem ao padrão necessário?

É, esse tipo de problema pode causar uma impressão bem diferente da desejada!

Já os bancos de imagens fazem uma curadoria das fotos ou elementos gráficos que oferecem, estabelecendo regras claras quanto à permissão de uso — seja ela paga ou gratuita.

Aí você tem a tranquilidade de encontrar o material adequado em suas buscas, sabendo sobre a licença para utilização de cada imagem.

Conheça o banco de imagens do Canva

Uma plataforma muito utilizada por profissionais de marketing e redes sociais é o Canva, criada com a ajuda de designers profissionais para que qualquer pessoa edite e produza artes gráficas com ótimo resultado.

E entre os recursos favoritos de nossos usuários está o banco de imagens, que possui milhares de opções de elementos gratuitos e premium.

Assim, você pode buscar, testar e escolher as imagens mais legais para seus projetos ali mesmo no editor — sem ter que abandonar a criação para fazer suas pesquisas.

Quer mais? Então veja outras vantagens e facilidades que você pode aproveitar no banco de imagens do Canva.

Qualidade

Fotos grandes e de alta resolução são essenciais para que a sua criação alcance um visual profissional.

Isso traz uma maior liberdade para você posicionar a imagem, aplicar filtros, fazer cortes ou outros ajustes sem medo de que a fotografia perca o foco e fique pixelada no final.

O mesmo acontece com os ícones e ilustrações vetoriais.

Vetores têm formato escalável, o que significa que você pode usá-los em qualquer tamanho mantendo a qualidade da imagem.

Além disso, os vetores suportam informações sobre transparência da imagem. Assim eles podem ser facilmente sobrepostos a qualquer fundo, sem que sofram alterações.

Diversidade

O conceito de banco de imagens evoluiu para muito além das fotos genéricas.

Os fotógrafos e designers têm explorado novas técnicas e abusam da criatividade para expressar seus pontos de vista.

Com isso, a seleção de imagens também se torna mais dinâmica e variada — abrindo o leque de elementos gráficos que podem ser úteis para a criação de diversos tipos de arte:

Fotos profissionais: cliques feitos em todas as partes do mundo, com ampla gama de temas e estilos.

Ícones e ilustrações: múltiplas opções de vetores com diferentes efeitos visuais.

Emojis e GIFs: várias versões para dar um toque divertido ao seu projeto.


Agilidade e segurança

É muito mais rápido encontrar os elementos gráficos certos para seu projeto em um banco de imagens que mantém tudo catalogado para facilitar a sua pesquisa.

Quando você está à procura de uma foto, por exemplo, você pode tanto usar a caixa de busca quanto fazer uma seleção por temas ou visualizar opções que estão em alta no momento.

Além disso, não é necessário baixar imagens de sites desconhecidos.

E se você quiser investir em imagens premium ou fazer uma assinatura para uso ilimitado, terá mais segurança ao realizar essas transações direto na plataforma.


Uso descomplicado

Nada como ter acesso a um acervo repleto de imagens grátis, sem interromper sua criação.

No Canva, você consegue encontrar o que precisa direto na interface do editor gráfico.

Veja como é simples:

1-Entre na plataforma e selecione o que deseja criar: apresentações, cartazes, posts para redes sociais, infográficos, capas para livros… é só rolar a tela e conferir todas as opções de documentos — e você também pode descrever o que deseja na caixa de pesquisa ou criar um design com dimensões personalizadas.

2-O espaço para criação já vem nas dimensões ideais para o tipo de design selecionado. Escolha os ícones de fotos, elementos (ilustrações e ícones) ou mais (emojis e GIFs), de acordo com o que deseja inserir em sua arte. Na versão do Canva para celular, basta clicar no sinal +para visualizar os ícones.

3-Explore as opções e clique na imagem escolhida. Depois movimente, gire, aumente, posicione, altere cores, edite como quiser. Dá para fazer tudo isso de forma intuitiva. Experimente!

Como escolher as imagens ideais para seus projetos

Para orientar suas escolhas, leve em consideração as seguintes dicas:

1-Defina a mensagem que deseja transmitir

Você já deve ter ouvido muitas vezes que uma imagem vale mais do que mil palavras, certo?

Mas esse ditado é anterior à era digital… agora podemos calcular um valor muito maior.

Atualmente, são muitas as informações transmitidas a todo momento através das imagens que aparecem nos meios de comunicação ou são compartilhadas em redes sociais.

Isso faz com que as pessoas se tornem cada vez mais críticas quanto à qualidade e relevância das imagens divulgadas.

O conteúdo visual das mensagens é julgado num piscar de olhos, por isso é importante que você tenha um objetivo claro em mente.

2-Selecione o tipo de imagem que você vai usar

Com o seu objetivo em mente, pense em qual seria o estilo ideal:

-Você prefere mostrar objetos ou pessoas de forma realista? Quer provocar uma sensação com uma bela fotografia? Confira as opções de fotos grátis.

-Se a ideia for sinalizar ou apresentar sua ideia com um grafismo, selecione o ícone de elementos e role a barra para pesquisar diversas opções de ilustrações e ícones.

-Quer algo mais divertido? Clique para ver mais e tenha acesso aos emojis e GIFs gratuitos que fazem parte do banco de imagens.

E caso você não tenha certeza sobre o melhor tipo de elemento gráfico para usar em seu projeto, dê uma olhada nos modelos criados pelo time de designers do Canva com diferentes tipos de imagens.

Você pode personalizar seu template preferido (alterando detalhes como cores, tipos de fontes, tamanho e posição dos elementos) ou usá-lo apenas como inspiração.

3-Use palavras-chave para refinar sua pesquisa

Digite na caixa de pesquisas uma palavra-chave ou combinação de palavras que tenham a ver com sua mensagem.

Por exemplo, você pode simplesmente escrever “celular” para ver todas as imagens dentro desse tema. Ou então, você pode acrescentar outras palavras separadas por vírgulas para especificar mais: “celular, selfie”, “café, grãos, mesa”, “flor, azul” etc.

Se você precisar de ideias para palavras-chave, a dica é navegar pelas sugestões de modelos, fotos ou elementos e clicar nos 3 pontinhos que aparecem no canto superior das imagens que mais chamam a sua atenção.

Fazendo isso, você visualiza todas as palavras associadas àquelas imagens, além de poder incluí-las em uma pasta ou lista de favoritos — como os designers costumam fazer.

4-Avalie suas opções

Ao navegar por um banco de imagens, você faz uma série de escolhas intuitivas. Afinal, os conceitos que deseja transmitir estão claros em sua mente, certo?

No entanto, as pessoas que vão ver sua arte pronta não sabem o que você está pensando e nem imaginam quantos elementos gráficos você conferiu até fazer sua escolha.

Por isso, vale a pena dar uma segunda olhada em suas opções com o distanciamento necessário.

Você pode adotar os seguintes critérios na hora de decidir:

Relevância– confira se a imagem faz referência clara ao tema de seu projeto ou, se a ideia é criar algo mais abstrato, passa a sensação desejada.

Originalidade– aproveite que você tem muitas opções incríveis e deixe sua criatividade fluir.

Composição– pense na relação da imagem com os outros elementos que você deseja utilizar em sua arte, lembrando que você pode fazer diversos tipos de alteração nesses detalhes.


5-Conecte todos os elementos

Cuide da harmonia visual, fazendo com que as imagens escolhidas se encaixem perfeitamente em suas artes. Assim, tudo se conecta e o seu projeto causa o impacto desejado.

Para isso, é importante manter uma consistência de estilo e equilibrar cores, proporções, efeitos etc.

Mas não se preocupe porque é muito fácil criar uma boa combinação usando os recursos do Canva — até porque você pode editar as fotos ou fazer alterações nos elementos gráficos selecionados.

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a plataforma do Canva:

-Use os filtros para deixar uma foto dentro da paleta de cores de uma arte.

-Muitas ilustrações e ícones também podem ter as suas cores alteradas, basta clicar no elemento para ver as opções no canto da tela.

-Além disso, você pode clicar no fundo para mudar sua cor ou até editá-lo. Também há uma grande variedade de fundos à disposição, caso você prefira trocar: gradientes, padrões, texturas e até outras imagens gratuitas.

-É possível redimensionar os vetores sem perda de qualidade, aproveite essa vantagem e dê asas à sua imaginação.

-A composição de sua arte deve servir a seu objetivo. Faça a imagem escolhida falar por você ou, se quiser usar um texto, posicione o elemento escolhido para facilitar a leitura.

-Você pode inserir o texto em uma área mais neutra da imagem ou, no caso de uma foto, fazer ajustes básicos como brilho, contraste, saturação… fazendo com que ela se torne um fundo adequado para a sobreposição das letras.

-Opte por tipos de letra com a mesma pegada da imagem selecionada. Ao clicar no ícone de texto, você já visualiza conjuntos de fontes que harmonizam entre si.

-Copie elementos dos modelos prontos. Você pode, por exemplo, clicar no texto para checar qual o nome de uma fonte — clique em “desagrupar” se houver mais de uma.

-Torne suas imagens “clicáveis” inserindo links em textos e elementos visuais.

Certamente, você vai se entusiasmar com tantas possibilidades. Contudo, foque no objetivo de transmitir sua ideia com um visual profissional e atraente.

Conheça AQUI a plataforma CANVA.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?