Representatividade

Excesso de feriados gera prejuízo alto para comércio

8 de junho de 2015

Fonte: Revista Sindilojas-SP

Segundo especialistas, o impacto dos feriados este ano pode gerar um prejuízo de R$ 15,5 bilhões ao setor do comércio no país. Sim, leitor, isso mesmo: R$ 15, 5 bilhões até o fim do ano. Caso esse montante se concretize, o prejuízo deste ano superará em 22,5% o registrado no ano passado. São diversos os fatores que conduzem os economistas a esse apontamento. O menor número de dias úteis computados até dezembro, por exemplo, é um deles. Outro fator: as tradicionais ‘emendas’ – também conhecidas como “feriadões” – têm sido mais aplicadas este ano. Quer mais? O aumento registrado na relação folha de pagamento/receita operacional no comércio, esta em curso no país desde 2009. E por aí vai…

No ano passado, sete feriados federais recaíram em dias úteis para o comércio. Somaram-se a ele dois meios expedientes – Quarta-Feira de Cinzas (5/3) e Proclamação da República (15/11). Este ano, computam-se 10 feriados celebrados em dias de semana e um meio expediente, que já foi praticado em 18 de fevereiro último (Cinzas). Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), embasados em suas pesquisas de rotina mensais, sugerem para este emperrado 2015 a primeira queda do varejo ampliado dos últimos 10 anos. Triste constatação. O andar da carruagem no setor corrobora essa indicação.

Não são poucas as pesquisas que denunciam esse lado negativo dos aparentemente inofensivos feriados. Quase todas elas apontam os setores do comércio e da indústria como os mais afetados por eles. Consequentemente, o impacto recai sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Virando o jogo

Uma orientação do Sindilojas-SP aos lojistas da capital é a de que, independentemente da quantidade de pausas na semana ocasionadas por feriados, eles procurem evitar ao máximo fecharem suas portas em dias assim. Por quê?

Primeiramente, pela razão mais óbvia: portas fechadas não atraem consumidores e, portanto, não geram vendas. Pior do que vender pouco – como apontado pelo lojista entrevistado, parágrafos atrás – é simplesmente não vender nada em um expediente.

Segunda razão: a economia atual está péssima e vai de mal a pior, infelizmente. E isso, leitor, reflete sobre todos: comerciantes e consumidores. Pesquisas mostram que cada vez menos pessoas saem da cidade durante feriados. Contenção de custos, obviamente. Mas evitar gastos com viagens não é o mesmo que evitar gastos menores como… compras! O consumidor que fica na cidade em um feriado está propenso a sair às compras, sim. Isso não é conveniente para o comércio?

Certificado de Abertura

Previsto pela convenção coletiva estabelecida entre as categorias patronal e comerciária, o Certificado de Abertura aos Domingos e Feriados é um documento exigido pela fiscalização realizada pela Prefeitura de São Paulo durante seus turnos de operação. Como já citado nesta matéria, a não apresentação desse certificado às autoridades gera multa sobre o estabelecimento. Para mais informações sobre a validade desse documento e as formas de obtê-lo (para aqueles que ainda não o têm), entre em contato com o setor de relacionamento do Sindilojas-SP: de segunda à sexta-feira, pelo telefone 11 2858 8400 ou pelo e-mail faleconosco@sindilojas-sp.org.br.


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