COVID-19

Pesquisa apura a influência da Ômicron nas empresas do comércio

17 de fevereiro de 2022

Com o propósito de antecipar ações que auxiliem as empresas frente a uma possível nova onda de COVID pela variante Ômicron, o Sindilojas-SP realizou entre os dias 17 de janeiro a 1° de fevereiro, uma pesquisa junto aos empresários do comércio da cidade de São Paulo.

Nos quesitos econômicos, como vendas e endividamento, as empresas do comércio ainda sentem os efeitos dos períodos mais críticos da Pandemia. Nessa pesquisa, procurou-se principalmente entender se o aumento recente de casos teve efeito sobre o time de colaboradores das empresas.

Funcionários afastados

A empresa possui atualmente empregados afastados em razão da pandemia? Para essa pergunta, 48,6% disseram que sim, contra 52,4%. Isso representa um número expressivo de empresas que estão arcando com os altos custos do absenteísmo.

Desses que responderam positivamente, a grande maioria, 96,1% apontaram terem até 10 funcionários afastados e 3,92% acima disso. Pode não significar muito, mas é necessário considerar que a média de trabalhadores no comércio é de 10 empregados. Além disso, parte dessas empresas precisam de funcionários para cobrirem dois turnos e folgas semanais. Com isso, podemos ter empresas com falta de pessoas em determinados dias e horários.

Em outra pergunta, o afastamento de funcionários também foi apontado como a maior dificuldade enfrentada dentro da empresa, com 40,2% das respostas. Clientes que se negam a usar máscaras teve 16,2% e aglomerações nos arredores da loja recebeu 3,4%. Outros fatores foram apontados por 40,2% das respostas.

Vacina com a bola toda!

Em pesquisa realizada no início do ano nas redes sociais do Sindilojas-SP, 100% se disseram a favor da vacina. Nesse momento, buscou-se saber se todos os funcionários da empresa estavam vacinados. Responderam positivamente 85,6% contra 6,8%. Já 7,7% não souberam responder.

Redução do horário de funcionamento

Mesmo que o afastamento de funcionários prejudique algumas tarefas, 77,8% das empresas não querem ouvir falar sobre redução de horário.  O trauma de quase dois anos entre fechamento total e parcial ainda está presente nas empresas.

Festas de Carnaval

Acredita-se que o aumento dos casos da variante Ômicron teve como causa principal as festas de fim de ano. Uma preocupação grande ao criar a pesquisa era quanto a influência das festas de carnaval. Para 38,5% a data pode agravar a pandemia, contra 2,6%. Contudo, 59% não opinaram. Isso pode significar que muitos têm dúvidas sobre essa possibilidade.

Comentários do Presidente do Sindilojas-SP, Ruy Pedro de Moraes Nazarian, a respeito da pesquisa

“Presenciamos e sofremos com as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, devido à pandemia que se alastrou no mundo e no Brasil. O comércio foi muito prejudicado,com medidas duras que visaram conter o avanço no número de casos. Tais medidas resultaram no fechamento de lojas e no aumento do endividamento dos empresários.

O Sindilojas-SP tomou todas as ações e providências ao seu alcance para reduzir os graves efeitos dessa crise entre os lojistas. Mas a guerra ainda não terminou e temos que nos manter alertas.

A intenção dessa pesquisa foi se antecipar a qualquer novo risco e, por isso agradecemos aos lojistas que participaram com suas respostas.

Manteremos todos informados sobre as ações que tomaremos em seguida.

Sigamos juntos, com força, garra e otimismo para vencermos mais esse desafio”.

 

Enfrenta problemas ou tem dúvidas de como agir com sua equipe? 

Para orientações sobre questões afastamento de funcionários, atestados médicos ou demais dúvidas de ordem trabalhistas, utilize a equipe jurídica do Sindilojas-SP. Entre em contato pelo 11 2858 8400, WhatsApp 11 2858-8402 ou ainda pelo formulário FALE CONOSCO.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?