Programa Mesa Brasil. Projeto de Segurança Alimentar do Sesc

O Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo arrecadou no ano de 2020: 7,2 mil toneladas de alimentos, beneficiando 1150 entidades e atingindo 200 mil pessoas

programa mesa brasil

Além de incentivar a educação de seus frequentadores por meio de uma extensa programação esportiva e cultural de alta qualidade, o SESC SP (Serviço Social do Comércio) nunca deixou de lado a sua vocação de prestador de serviços sociais à comunidade. Um dos mais relevantes exemplos dessa postura institucional é o programa Mesa Brasil, iniciado pelo SESC SP em 1994 e, desde 2003, replicado em nível nacional.

Exemplo de organização e logística, num País com grandes desafios neste setor, o programa tem como objetivo recolher alimentos próprios para consumo, mas que seriam descartados, triá-los e distribuí-los a instituições sociais que necessitam de doações para preparar refeições. Os doadores são: supermercados, mercados municipais, feiras livres, centrais de abastecimento, padarias, confeitarias e indústrias. As instituições beneficiadas são: creches, abrigos, albergues, casas de convivência, casas de repouso para idosos, casas de atendimento a pessoas com alguma deficiência física ou intelectual.

Combate à fome: doe alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc SP

Definido como um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, “ele é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir a fome e o abismo da desigualdade social no País”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC SP.

Cerca de 80% do arrecadado é composto por frutas, legumes e verduras, entre bananas, laranjas, mamões, mangas, batatas, tomates, abobrinhas, alfaces, rúculas, repolhos e cebolinhas. Os outros 20% são de arroz, feijão, macarrão, óleo, farinhas (trigo e mandioca), carnes (bovina, frango e peixe), ovos, açúcar, sucos, leite, pães, bolos, biscoitos, geleias, cereais matinais e sorvetes.

Devido aos números atingidos pelo programa (tabela abaixo), a logística e o zelo com a integridade dos alimentos têm que ser impecáveis. A menos que sejam doados em quantidades muito grandes de uma só vez, os alimentos que são recolhidos de manhã já são doados na tarde do mesmo dia. Entre uma coisa e outra, nutricionistas definem o tipo e a quantidade dos produtos que cada instituição receberá, respeitando suas características e necessidades.

NOSSOS NÚMEROS EM 2020

Na entrega, o cuidado também é redobrado: motoristas e ajudantes levam os alimentos até as cozinhas das instituições, pois assim podem observar como os alimentos estão sendo armazenados. Isso porque, além de coletar e entregar doações, o Mesa Brasil Sesc São Paulo também desenvolve ações educativas, como palestras, cursos e oficinas culinárias, ministradas por nutricionistas, culinaristas e outros profissionais, além de voluntários, que orientam a instituição e o público assistido por ela sobre como montar cardápios saudáveis; evitar o desperdício, aproveitando o alimento o mais integralmente possível; manter a higiene no manuseio dos alimentos; e armazená-los de maneira correta.

Além das 19 unidades do Sesc SP onde atua, o Mesa Brasil conta com um Centro de Captação e Armazenagem do Programa Mesa Brasil, com uma área construída de 1.614m² totalmente adaptado e adequado para a armazenagem de até 400 toneladas de alimentos e uma frota própria para receber doações em grandes volumes, com uma equipe treinada para melhor distribuição.

SOBRE O SESC

O Serviço Social do Comércio (SESC) é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que, desde a sua criação, em 1946, pelo empresariado do comércio e serviços, trouxe a marca da inovação e da transformação social.

Ao longo dos anos, o SESC inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e destacou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se deu por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. Essa diretriz vem se traduzindo, não apenas em oferecer uma grande diversidade de eventos, mas, efetivamente, em contribuir para experiências mais duradouras e significativas.

Em sua regional do estado de São Paulo, o SESC conta com uma rede de 43 unidades, em sua maioria, centros culturais e desportivos.

Oferece também atividades de turismo social, programas de saúde e de educação ambiental, e programações especiais para crianças e idosos, além dos pioneiros Mesa Brasil, de combate à fome e ao desperdício de alimentos, e Espaço de Tecnologia e Artes, de inclusão digital.

Dessa forma, o SESC desenvolve uma ação de educação informal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.