PROGERH

Seleção e perfis para o comércio marcam o 2º Encontro do Progerh

17 de novembro de 2022

Evento realizado no último dia 08/11 na sede do Sindilojas-SP, como parte integrante do Programa de Gestão de RH para o Varejo, tratou dos conceitos e etapas dos processos de recrutamento e seleção, além das características dos perfis de vendedores – função chave para o segmento do comércio.

Marcado por um quórum qualificado e bastante participativo, o 2° Encontro do Progerh reuniu profissionais de Recursos Humanos que atuam em empresas do comércio varejista de São Paulo, com um conteúdo programático que foi divido em dois painéis.

O primeiro, comandado por Natasha Conte, CEO da Conte Recursos Humanos, abordou elementos que regem os processos de recrutamento e seleção, através de orientações importantes direcionadas aos profissionais de RH ligados às empresas do comércio varejista, no sentido de promover de maneira abrangente e assertiva bons procedimentos na tarefa de recrutar candidatos e selecionar novos colaboradores para a organização.

Pontos essenciais

Durante a exposição desse painel,  foram elencados alguns tópicos que remetem às situações que os profissionais da área se deparam cotidianamente e como lançar um olhar mais sensível, humanizado e perceptível sobre esses processos.

Dentre eles, seguindo uma ordem sequencial e coerente das etapas do recrutamento, a descrição detalhada do perfil de determinada vaga e a formatação do anúncio, para definir com exatidão o profissional que se está buscando e atrair com efetividade os candidatos, em quantidade e qualidade satisfatórias.

Em seguida, foi explanada a importância da realização da pré-entrevista, que consiste na elaboração, nessa etapa, de perguntas-chave para uma percepção preliminar em torno do candidato, no sentido de verificar se aquele aspirante à vaga possui efetivamente o perfil e os requisitos básicos para determinada oferta de emprego. Dentro desse tópico, também foram ressaltadas as vantagens da execução desses processos através do formato à distância, pois essa modalidade traz em si custos operacionais menores para a empresa e, principalmente, em muitos casos, para o candidato, que não tem como dispender recursos para deslocamentos.

Ainda nesse processo, interligado com a entrevista propriamente dita, apura-se os perfis comportamentais do candidato para além das referências técnicas, onde é possível avaliar de uma maneira mais aprofundada as características particulares dos concorrentes a uma determinada vaga, livre de ideias pré-concebidas, dentre outros temas, incluindo, como destaque, os conceitos para a retenção de talentos e redução de rotatividade, que podem ser aprofundadas no próximo encontro.

Evento contou com ampla interação entre os participantes, numa rica troca de ideias e impressões

Opinião de quem participou

Maria Ragano, da Empresa Líquido

“Apesar do meu estabelecimento não apresentar problemas recorrentes de rotatividade de funcionários, ações como essa do Sindilojas-SP contribuem para enriquecer conhecimentos. No meu caso, contribui para que eu tenha subsídios para auxiliar a minha equipe a ter mais disciplina na conduta do dia a dia, com o conhecimento desses conceitos. O intercâmbio de ideias aqui é muito importante, como a criação de um grupo de Whatsapp para compartilhamento de currículos”.

Carla Neres, da Empresa Made in Brazil

” É uma iniciativa excelente, ter esse espaço para a exposição das nossas dores nesses processos . O Sindilojas-SP tem me socorrido nesse sentido e os temas aqui abordados são fundamentais, principalmente a discussão desse  segundo encontro, quando foi abordada a necessidade do comércio se inteirar sobre conceitos de liderança no sentido de se trabalhar para a retenção de talentos em nossas empresas, e o conhecimento mais aprofundado sobre os perfis ideais de vendedores”

Bruna Fernandes, da empresa “Mundo do Enxoval”

“Esses encontros são muito importantes, para a formação do nosso “networking” e para termos ciência das dores dos nossos colegas de profissão, contribuindo para a formação de um mecanismo de solidariedade nesse sentido. Nós aprendemos muito e saímos daqui como uma bagagem muito maior do que a gente já possui”.

Joniel de Lima, da Empresa Bichus PetShop

“Tudo é muito enriquecedor nesses encontros. Interessante lançar o olhar para os formatos de recrutamento e seleção, e as exposições de hoje contribuíram para abrir a nossa mente sobre esse tema. Saímos muito satisfeitos daqui. Pudemos sanar dúvidas, identificar os gargalos da nossa área e contribuir para uma cooperação mútua em nosso setor”.

Sobre o PROGERH

O Programa de Gestão de RH no Varejo – PROGERH é uma iniciativa do Sindilojas-SP que visa desenvolver ações para atuar sobre alguns dos principais desafios enfrentados atualmente pelo setor de RH dentro das empresas do varejo, como:  Turn-Over, Absenteísmo, Comprometimento, Liderança, Produtividade, Remuneração e Benefícios, Treinamento, etc.

Uma das grandes vantagens do PROGERH é não tratar-se de um programa estanque, mas dinâmico. O aprendizado obtido nas interações com os profissionais do setor moldarão as ações futuras. Por isso, o contato e compartilhamento do conhecimento é algo valorizado e resultará numa experiência cada vez mais rica e proveitosa para todos.

Além dos temas discutidos dentro do programa, os produtos e serviços que compõem o PROGERH beneficiam os profissionais responsáveis pelo setor, o próprio departamento e os demais colaboradores da empresa, levando a economia e a segurança do Sindilojas-SP e das empresas parceiras.

Participe!!

Venha fazer parte desse programa, juntamente com outros profissionais que passam por desafios semelhantes. Juntos, podemos discutir soluções e encontrar caminhos para melhorar nosso ambiente e, assim, assumir cada vez mais o papel estratégico dentro de nossas companhias para alçar metas e atingir resultados.

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?