Núcleo de Orientação e Proteção aos Empresários nas Relações de Consumo

Voltado a orientar preventivamente o comerciante sobre a Legislação pertinente às Relações de Consumo, os seus direitos e deveres, evitando conflitos e harmonizando as relações com o cliente e consumidor.

Consultoria JURÍDICA especializada

UTILIZE NOSSAS ORIENTAÇÕES ESPECIALIZADAS EM CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR e garanta que suas práticas e políticas comerciais estejam em conformidade com as leis e regulamentos. ALGUNS DOS ASSUNTOS MAIS CONSULTADOS, SEJA PARA COMÉRCIO FÍSICO E OU ECOMMERCE:

Assistência JURÍDICA em CDC

Empresa associada pode buscar os serviços dos advogados do Sindilojas-SP para assisti-la, CASO SEJA ACIONADA POR  INFLINGIR OS DIREITOS DO CONSUMIDOR OU DE NÃO CUMPRIR AS OBRIGAÇÕES LEGAIS ESTABELECIDAS PELA LEGISLAÇÃO.
AQUI ESTÃO ALGUNS DOS PRINCIPAIS CASOS EM QUE A DEFESA ADMINISTRATIVA OU JURÍDICA SÃO NECESSÁRIAS:
O objetivo é defender os interesses da empresa e garantir, em caso de processos judiciais, uma defesa mais eficaz e fundamentada, aumentando as chances de êxito.

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Com um ambiente de negócios mais seguro e eficiente,
você fortalece a sua marca e a relação com os seus consumidores.

Placas obrigatórias

A legislação exige que todos os estabelecimentos comerciais afixem placas indicativas conforme padrões definidos por decreto. Para auxiliar seus filiados e associados a cumprirem essa obrigação, o Sindilojas-SP disponibiliza gratuitamente os modelos de placas para download, evitando problemas em eventuais fiscalizações.

Placas fornecidas para download abaixo:

Lei Estadual nº 14.955 de 14/03/2013.

Medidas: 18,5 cm x 22 cm (largura x altura).
Lei Estadual nº 9.990 de 28/05/1998.

Medidas: 18,5 cm x 22 cm (largura x altura).
Lei Estadual nº 2.831 de 12/05/1981.

Medidas: 18,5 cm x 22 cm (largura x altura).
Lei Estadual 13.541 de 07/05/2009.

Medidas obrigatórias: 25 cm x 20 cm (largura x altura).
Lei Municipal nº16.684 de 10/07/2017.

Medidas: 18,5 cm x 22 cm (largura x altura)
Lei Municipal nº11.248 de 01/10/1992, decreto nº 32.975 de 28/01/1993, Lei Estadual nº 16.756/2018 e Lei Municipal 17.472/2020.

Medidas: 73 cm x 40 cm.
Lei Municipal nº14.761 de 05/06/2008 e decreto nº 50.540 de 03/04/2009.

As medidas exigidas para a placa são de 50 cm x 50 cm e letras da altura mínima de 2 cm.
Lei Estadual nº 16.762 de 11/06/2018 obriga a afixação de placa informativa, conforme Lei Estadual nº 14.187/2010.

Medidas: 18,5 cm x 22 cm.
Lei Municipal nº 13.541 de 24/03/2003 obriga a afixação de placa informativa sobre filmagem de ambiente.

Medidas: 30 cm x 30 cm, fundo amarelo com letras pretas.

Cartilha Série Informações

Como parte de uma coleção com quase 40 temas  diferentes, que podem ser solicitados pelos empresários FILIADOS e/ou ASSOCIADOS, as cartilhas Afixação de Preços e Troca de Mercadoria oferecem aos lojistas um conteúdo mais extenso e detalhado sobre as cláusulas do CDC que embasam esses aspectos – uma ótima dica para quem quer se aprofundar no assunto.

Manual do Código de Defesa do Consumidor - Atualizado

De acordo com a Lei Federal nº 12.291/10, é obrigatória a manutenção de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Em seu compromisso de garantir respaldo ao lojista da capital contra eventuais autuações e multas sobre seu estabelecimento, o Sindilojas-SP desenvolveu e coloca à disposição de seus filiados e associados o Manual do Código de Defesa do Consumidor, com as devidas atualizações em seu conteúdo.

Confira alguns dos posts que publicamos sobre o assunto

STJ decide sobre responsabilidade do lojista em compra contestadas

Em decisão recente, Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça entendeu que lojista é responsável em caso de compra contestada (chargeback) se realizar transações sem cautela. 

Revista de bolsa, sem contato físico, gera indenização?

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Entenda o que é venda casada

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Responsabilidade Pet Shop

Seu comércio é pet friendly? Você pode ser responsabilizado!

Conforme destaque da desembargadora, as apeladas deveriam garantir a segurança e a incolumidade física de seus consumidores, garantindo um ambiente organizado, fiscalizado e seguro a seus frequentadores

Principais queixas dos consumidores e o CDC

Levantamento recente feito pelo site Reclame Aqui e reportado pelo jornal Folha de São Paulo, a respeito das maiores queixas nos últimos cinco anos, aponta uma mudança importante no perfil dos problemas enfrentados pelos compradores.

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