Núcleo de Orientação e Proteção aos Empresários nas Relações de Consumo
Voltado a orientar preventivamente o comerciante sobre a Legislação pertinente às Relações de Consumo, os seus direitos e deveres, evitando conflitos e harmonizando as relações com o cliente e consumidor.
UTILIZE NOSSAS ORIENTAÇÕES ESPECIALIZADAS EM CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR e garanta que suas práticas e políticas comerciais estejam em conformidade com as leis e regulamentos.
ALGUNS DOS ASSUNTOS MAIS CONSULTADOS, SEJA PARA COMÉRCIO FÍSICO E OU ECOMMERCE:
Cartazes de afixação obrigatória na loja
Afixação de preços
Venda casada
Visita de um fiscal
Orientações troca de produtos
Autuações do Procon
Etiquetas de preços
Preços diferenciados
Desistência do consumidor
Compra Loja Física: troca do consumidor
Queixas dos Consumidores
Black Friday: orientações / Boas Práticas
Sobre a Lei do Manual do CDC
Código de Defesa do Consumidor
Cartazes de afixação obrigatória na loja
Orientações troca de produtos
Autuações do Procon – IPEM
Defesas administrativas por multas de órgãos públicos
Etiquetas de preços
Compra on-line: desistência do consumidor
Direito de arrependimento
Compra Loja Física: desistência do consumidor
Venda casada
Afixação de preços
Black Friday: orientações / Boas Práticas
CDC: Aplicação Comércio de Livros
Queixas dos Consumidores e o CDC
STJ: Empréstimos para capital de giro e o CDC
E-Commerce e o CDC
Assistência JURÍDICA em CDC
Empresa associada pode buscar os serviços dos advogados do Sindilojas-SP para assisti-la, CASO SEJA ACIONADA POR INFLINGIR OS DIREITOS DO CONSUMIDOR OU DE NÃO CUMPRIR AS OBRIGAÇÕES LEGAIS ESTABELECIDAS PELA LEGISLAÇÃO.
AQUI ESTÃO ALGUNS DOS PRINCIPAIS CASOS EM QUE A DEFESA ADMINISTRATIVA OU JURÍDICA SÃO NECESSÁRIAS:
Danos Materiais ou Morais
Cobranças Indevidas
Publicidade Enganosa ou Abusiva
Vícios de Qualidade ou Quantidade
Não Cumprimento de Garantias
Práticas Abusivas no Fornecimento de Produtos ou Serviços
Não Cumprimento de Prazo de Entrega (Produto ou Serviço)
Quebra de Contratos de Compra e Venda (Devolução ou Troca)
O objetivo é defender os interesses da empresa e garantir, em caso de processos judiciais, uma defesa mais eficaz e fundamentada, aumentando as chances de êxito.
Solicite agora mesmo um contato
e fale com nossos especialistas!
Com um ambiente de negócios mais seguro e eficiente, você fortalece a sua marca e a relação com os seus consumidores.
A legislação exige que todos os estabelecimentos comerciais afixem placas indicativas conforme padrões definidos por decreto. Para auxiliar seus filiados e associados a cumprirem essa obrigação, o Sindilojas-SP disponibiliza gratuitamente os modelos de placas para download, evitando problemas em eventuais fiscalizações.
Medidas obrigatórias: 25 cm x 20 cm (largura x altura).
Disque Denúncia – Violência Contra a Mulher
Lei Municipal nº16.684 de 10/07/2017.
Medidas: 18,5 cm x 22 cm (largura x altura)
Atendimento Preferencial (com inclusão do atendimento prioritário ao autista)
Lei Municipal nº11.248 de 01/10/1992, decreto nº 32.975 de 28/01/1993, Lei Estadual nº 16.756/2018 e Lei Municipal 17.472/2020.
Medidas: 73 cm x 40 cm.
Pet Shop – Proibido Maus Tratos
Lei Municipal nº14.761 de 05/06/2008 e decreto nº 50.540 de 03/04/2009.
As medidas exigidas para a placa são de 50 cm x 50 cm e letras da altura mínima de 2 cm.
Aviso informativo sobre prática de ato discriminatório
Lei Estadual nº 16.762 de 11/06/2018 obriga a afixação de placa informativa, conforme Lei Estadual nº 14.187/2010.
Medidas: 18,5 cm x 22 cm.
Aviso informativo sobre filmagem de ambiente. (obrigatória apenas quando o ambiente é filmado)
Lei Municipal nº 13.541 de 24/03/2003 obriga a afixação de placa informativa sobre filmagem de ambiente.
Medidas: 30 cm x 30 cm, fundo amarelo com letras pretas.
Cartilha Série Informações
Afixação de Preços
Troca de Mercadoria
Como parte de uma coleção com quase 40 temas diferentes, que podem ser solicitados pelos empresários FILIADOS e/ou ASSOCIADOS, as cartilhas Afixação de Preços e Troca de Mercadoria oferecem aos lojistas um conteúdo mais extenso e detalhado sobre as cláusulas do CDC que embasam esses aspectos – uma ótima dica para quem quer se aprofundar no assunto.
Manual do Código de Defesa do Consumidor - Atualizado
De acordo com a Lei Federal nº 12.291/10, é obrigatória a manutenção de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.
Em seu compromisso de garantir respaldo ao lojista da capital contra eventuais autuações e multas sobre seu estabelecimento, o Sindilojas-SP desenvolveu e coloca à disposição de seus filiados e associados o Manual do Código de Defesa do Consumidor, com as devidas atualizações em seu conteúdo.
Confira alguns dos posts que publicamos sobre o assunto
STJ decide sobre responsabilidade do lojista em compra contestadas
Em decisão recente, Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça entendeu que lojista é responsável em caso de compra contestada (chargeback) se realizar transações sem cautela.
Revista de bolsa, sem contato físico, gera indenização?
Algumas empresas adotam o sistema de realizar revista em seus empregados antes deles deixarem o local de trabalho, ao final do expediente. Sob o ponto de vista legal, isso é um procedimento correto?
Com o advento do e-commerce, que já é uma realidade da sociedade moderna, o aumento de compras realizadas via online, ou por telefone, aplicativos, ou seja, fora do estabelecimento comercial, tem sido mais frequente.
Seu comércio é pet friendly? Você pode ser responsabilizado!
Conforme destaque da desembargadora, as apeladas deveriam garantir a segurança e a incolumidade física de seus consumidores, garantindo um ambiente organizado, fiscalizado e seguro a seus frequentadores
Levantamento recente feito pelo site Reclame Aqui e reportado pelo jornal Folha de São Paulo, a respeito das maiores queixas nos últimos cinco anos, aponta uma mudança importante no perfil dos problemas enfrentados pelos compradores.
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