Consultoria jurídica e contábil

Principais queixas dos consumidores e o CDC

18 de março de 2024

Levantamento recente feito pelo site Reclame Aqui e reportado pelo jornal Folha de São Paulo, a respeito das maiores queixas nos últimos cinco anos, aponta uma mudança importante no perfil dos problemas enfrentados pelos compradores.

Em um primeiro momento – nos anos de 2018, 2019 e 2020, a principal reclamação era o atraso na entrega, seguido pelo estorno do pagamento (o cliente não recebia a mercadoria e acabava cancelando a compra). Em 2021, 2022 e num período importante de 2023, o estorno do pagamento se tornou a principal queixa.

O texto acrescenta que o número de queixas no Reclame Aqui deu um salto no final do período mencionado no levantamento, com elevação de 88%, subindo para 6,4 milhões.

As categorias mais reclamadas no recorte foram: meios de pagamento, telefonia, varejo, delivery, marketplace e redes sociais.

Para Izis Ferreira, economista da CNC, o momento do estorno pode impactar o fluxo de caixa do varejista em maior ou menor grau: “A inflação para vários segmentos apertou o caixa e o crédito mais caro contribuiu para esse aperto” afirma. “E mais recentemente estamos vendo desaceleração nas vendas do varejo. Esse conjunto de fatores pode explicar o aumento dos prazos nos estornos” afirma.

Para a especialista, o consumidor está precisando do dinheiro com mais agilidade, porque também sofre com o orçamento apertado. “A percepção desse consumidor sobre demora no reembolso piorou no contexto de alta dos juros”, diz.

Procon

A título de informação, segundo publicou o site InfoMoney, o Procon-SP divulgou em março/24 o Cadastro de Reclamações Fundamentadas com as empresas mais reclamadas no ano passado. Esta lista reflete os dados das queixas que o órgão de defesa não conseguiu solucionar em uma primeira tentativa de acordo. As queixas não foram resolvidas e se converteram em processos administrativos.

Em suma, o consumidor preenche um termo de reclamação para abrir todo processo administrativo para que ele ocorra. A empresa reclamada é intimada a apresentar sua defesa ou propor um acordo. Similarmente, se o fornecedor alvo da queixa não apresentar uma resposta ou se o seu retorno não for considerado satisfatório, a autoridade responsável poderá impor sanções administrativas, como multas, por exemplo.

O CDC (Código de Defesa do Consumidor) é a lei que também defende o empresário!

As manifestações dos consumidores no site Reclame Aqui não estão, necessariamente, baseadas no que diz o CDC. É crucial que os empresários saibam distinguir quando agir por liberalidade ou por obrigação legal. Para isso, o Sindilojas-SP oferece dois meios:

Evento/Live –  O CDC aplicado ao comércio

O conhecimento acerca dos direitos básicos do consumidor é essencial para todo empreendedor, pois cada vez mais o consumidor tem buscado seus direitos quando adquire um produto ou serviço. Clique no banner abaixo para saber mais e fazer a sua inscrição!

Consultoria

Utilize a Consultoria e Assessoria Jurídica especializada em CDC do Sindilojas-SP. Além de orientar, os advogados da entidade também defendem a empresa em caso de ação judicial. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos. Clique aqui para saber mais!

Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402 

Na Capital de São Paulo, Sindilojas-SP é a entidade representativa do comércio lojista. Conheça todos os produtos, serviços e assessorias para sua empresa. Economia e segurança para o seu negócio. Associe-se!

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?