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5 dicas para arrasar no visual merchandising

4 de março de 2020

Na foto, a vitrine produzida pela Vitrail, utiliza dupla de palha para ambientação, criando aspecto de inverno

2020: É hora de repensar a loja usando técnicas de visual merchandising. É tempo de mudanças, de repensar, fazer novos planos e olhar para o futuro. Você, varejista, e não importa de qual o segmento, precisa estar de olho no que vem por aí. Fazer diferente é o novo propósito, repetir ações dificilmente garante bons resultados, afinal os clientes querem novidades o tempo todo e precisam ser rápidas!

Quanto às novidades, não me refiro apenas aos produtos e serviços, mas a forma como são apresentadas dentro da loja e qual a proposta de valor da marca. Como eu me engajo com a sociedade, com o bairro, com os clientes, qual experiência de compra ele vai encontrar na minha loja? As técnicas de visual merchandising podem contribuir muito com as mudanças.

As possibilidades são inúmeras – vou citar algumas que são essenciais – e a forma como você pode transformar o ambiente da sua loja para criar uma experiência positiva para os clientes.

Vitrines: tenha vitrines impactantes, invista em cenários falando sobre sua inspiração nos produtos, datas comemorativas, seu público ou até mesmo seu bairro. Com ajuda de um profissional é possível fazer vitrines impactantes com baixo investimento. É preciso ter planejamento e criatividade.

Um click, um post: hoje todos  querem compartilhar suas experiências através das redes sociais. Que tal um local “instagramável” na sua loja para os clientes fazerem self? A cada foto compartilhada sua loja aparece e é comentada nas redes sociais. Mas é preciso ser no local correto, onde não atrapalhe a exposição de produtos, a circulação e seja um cenário bonito, criativo e temporário. Sua loja é muito pequena? Que tal usar a própria vitrine como “instagramável”?

Ambiente confortável: a loja precisa ser um ambiente agradável, confortável e gostoso de permanecer. Quanto mais tempo o cliente ficar na loja, maior a possibilidade dele comprar. Hoje em dia as pessoas estão muito aceleradas, diminuir o ritmo do cliente ao entrar na loja pode ser muito positivo. Como está o ambiente da sua loja? Bem iluminado? Limpo? Tem um local para sentar, tomar uma água ou um café?  E a temperatura ambiente? Trabalhe estes itens, invista também num ambiente agradável.

Praticidade: repense a exposição de produto da sua loja. Crie sugestões aos clientes com os produtos, sugestão de uso, de coordenado, de cores. Nenhum produto é usado sozinho! Não importa qual produto, de itens de moda a material de construção, indique visualmente através da exposição de produtos estas possibilidades aos clientes. Eles amam dicas de uso.

Informação: fale aos seus clientes também no espaço físico da loja, não apenas nas redes sociais. Fale sobre os produtos, a origem, os benefícios, diferencial. Os clientes querem saber como sua marca está engajada, o que você vende e porque a escolha destes produtos. A comunicação visual no interior da loja ou na vitrine cumpri bem esse papel. Use artes atrativas, com DNA da sua marca e seu estilo. Que tal uma área na loja com um breve texto falando sobre seu propósito?

Com essas dicas você pode transformar sua loja e mudar o ambiente frequentemente, oferecer novidades, criar valor agregado ao seu negócio, aos produtos e serviços.

Os clientes estão cada vez mais informados e tecnológicos. A geração smartphone ja é uma realidade, independente de idade ou gênero. Apresente motivos para os clientes irem até sua loja. Transforme a loja num ponto de encontro, transforme os clientes em fãs e consequentemente venda mais.

Para uma loja atrativa, comercial e bonita, as técnicas de visual merchandising são fundamentais. Pense nisso!

Por Endrigo Pontes, sócio da Vitrail (empresa parceira Sindilojas-SP)


E foi pensando em tudo isso que o Sindilojas-SP, juntamente com a Vitrail, promove no próximo dia 18 de março a palestra “Venda mais com técnicas de Visual Merchandising e Vitrine”.

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