História do Sindilojas-SP

A história do Sindilojas-SP ou Sindicato do Comércio Varejista e Lojista do Comércio de São Paulo tem sua origem nos idos de 1938, no movimento dos comerciantes de joias e ourives, sob a liderança de EUGÊNIO OINEGUE FÚLFARO, para a fundação do SINDICATO DOS COMMERCIANTES DE JÓIAS E OBJECTOS DE OURIVES DE SÃO PAULO, datando sua Carta Sindical de 1941.

A sua sede foi adquirida em 1946, tendo as diretorias da época trabalhado duramente nesse objetivo, o que logrou tornar o nº 99 da rua Cel. Xavier de Toledo a tradicional “Casa do Comerciante”.

Não poderia a história do Sindicato do Lojistas suprimir a figura de Dr. Clóvis Leite Ribeiro, jurisconsulto de escol, que direcionou a entidade aos seus mais elevados níveis, como igualmente a nobre figura da Drª Lair Maria Montenegro – Secretária Geral – cuja vida, pautada pela ética, foi integralmente dedicada aos princípios sindicais, legitimados pela defesa daqueles que sempre exerceram o comércio.

Grandes presidentes passaram pela entidade, deixando sua marca indelével, impondo-se mencionar os senhores: LUCIANO VASCONCELLOS DE CARVALHO, JOÃO DI PIETRO, JOÃO BATISTA MONTEIRO, MAURÍCIO LANGE, PEDRO FISCHETTI, HORÁCIO CONTIER LOMELINO, TUFIC FARAH NASSIF, CARLOS ALFREDO RODERBOURG, MURAD SALOMÃO SAAD E RUY PEDRO DE MORAES NAZARIAN.

A par destes ativos presidentes, as diretorias que se sucederam trabalharam unidas, sem jamais se observar qualquer restrição à administração dos interesses dos lojistas, durante décadas, cumprindo citar os senhores: MARCEL LEVY, ISAAC PEKELMAN, EDUARDO DI PIETRO, ISAAC NASPTIZ e outros, cuja lista seria imensa.

A atuação da entidade teve permanentemente como encargo o interesse da categoria lojista e assim permanece até hoje, modernizando-se cada vez mais para atendimento efetivo de sua obrigação no exercício desse ônus público.

 

Lista_Fundacao_Sindilojas

Lista de contribuições para a instalação da sede do Sindicato dos Commerciantes de Jóias e Objectos de Ourives de São Paulo em 1938. Mais tarde, tornaria-se Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo, nome que permaneceu até 2021, alterando então para a atual razão social Sindicato do Comércio Varejista e Lojista do Comércio de São Paulo.