600 mil empresas já fecharam e desemprego só cresce
Pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. É o que mostra levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas) e obtido com exclusividade pela rede CNN.
A pesquisa também mostra que 30% dos empresários tiveram que buscar empréstimos para manter seus negócios, mas o resultado não tem sido positivo: 29,5% destes empreendedores ainda aguarda uma resposta das instituições financeiras e 59,2% simplesmentes tiveram seus pedidos negados.
Mais da metade (55%) dos micro e pequenos empresários terão que pedir empréstimos para manter os negócios funcionando sem gerar demissões. O levantamento foi feito de forma online e ouviu 6.080 microempreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte entre os dias 3 e 7 de abril.
Apesar de empresários procurarem por empréstimos, a pesquisa também mostra que 29% deles desconhecem as linhas de crédito que estão sendo disponibilizadas para evitar demissões e 57% apenas ouviram falar a respeito, mostra a pesquisa.
Em paralelo, pesquisa do IBGE mostra que a taxa de desemprego no país subiu para 12,2% no primeiro trimestre de 2020 quando comparado ao último trimestre de 2019.
SOS Comércio
O Sindilojas-SP vem alertando as autoridades sobre o atual quadro econômico instalado no Brasil e principalmente no Estado de São Paulo em face do combate a pandemia do novo coronavírus . Em reuniões com as autoridades estaduais e municipais, a entidade está expressando o fato de que as empresas do comércio lojista podem sofrer um colapso nos próximos meses, com falências e desemprego, se não houver um plano emergencial de “socorro do empresariado” por parte das autoridades como salvação aos efeitos do desaquecimento econômico e generalizado que vai atingir toda cadeia produtiva.
A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO ou WhatsAPP 11 2858.8402.