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Rede Preçolandia: de olho no consumidor moderno

15 de março de 2014

Matéria originalmente publicada na revista Lojas & Lojistas

Ao longo dos seus 35 anos de história, a Preçolandia, rede de departamento hoje com 20 lojas espalhadas por toda a região metropolitana de São Paulo, tornou-se uma importante referência no setor de produtos para a casa.

Os negócios sempre foram de vento em popa. Em 2010, no entanto, seus gestores resolveram se mexer. Eles queriam entender quem era o cliente da companhia. Seus gostos, o que pensavam, quais suas reais necessidades e de que forma atendê-las. Atendê-las bem. Por meio de uma série de levantamentos, delinearam o perfil da clientela. A partir daí, iniciaram um processo de modernização das lojas que coloca o consumidor no centro de suas ações.

Reconhecida por sua variedade de produtos a preços competitivos, a Preçolandia reformulou seus espaços físicos de forma a criar um ambiente intimista, onde o público possa fazer suas compras como se estivesse em casa. Para tal, os departamentos das lojas tiveram de ser repensados.

Dentro do novo conceito, em 2013, a rede inaugurou cinco novas lojas, quatro delas em shopping centers, além de ter investido na reformulação da unidade localizada no shopping ABC. Sobre os planos para este ano, Arab mantém segredo. “Será uma caixa de surpresas”. O presidente da Preçolandia falou à Lojas & Lojistas sobre as práticas recentes adotadas por sua empresa para atender ao consumidor atual e o conceito que alterou a maneira como a rede passou a olhar este mesmo consumidor. Confira os principais trechos da entrevista.

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Lojas & Lojistas – Quem é o consumidor que levou a Preçolandia a modificar totalmente o conceito de suas lojas?

Arab Chafic Zakka – Nosso público, hoje, se divide mais ou menos assim: 20% pertence à classe A, 55% à B e 24% à C. Ou seja, a Preçolandia é uma rede absolutamente democrática, em que todos os consumidores se sentem à vontade para realizar suas compras de artigos para casa. Cada perfil de público, obviamente, procura a loja em momentos diferentes de consumo. Para alguns, a loja é a opção ideal para montar uma lista de casamento e dar presentes; para outros, é incomparável na capacidade de suprir as reais necessidades do dia a dia.

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L&L – Como é feita a abordagem para com o cliente?

Arab – Nosso posicionamento é o de deixar o cliente o mais à vontade possível. É ele quem faz a opção de procurar por um de nossos colaboradores dentro das nossas lojas, não o contrário.

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L&L – Quais os canais de comunicação da empresa para com o público?

Arab – A principal mídia é o catálogo de ofertas, encartado em diversos veículos impressos. Além disso, estamos presentes nas rádios AM e FM, em anúncios de revistas segmentadas e, esporadicamente, na TV.

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L&L – Em qual momento a empresa entendeu para valer quem era o seu consumidor?

Arab – Em 2010, a Preçolandia tomou essa importante decisão porque precisava entender definitivamente seu posicionamento diante do mercado e conhecer claramente as expectativas de seus consumidores. Para tanto, uma série de pesquisas foi realizada e os resultados que estavam sobre a mesa eram muito interessantes.

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Leia a íntegra desta matéria na edição 142 da revista Lojas & Lojistas. Ainda não tem a sua? Adquira-a AQUI.

 

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