Dia dos Pais registra pior desempenho dos últimos 10 anos
da Redação
De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), o Dia dos Pais deste ano quase gerou prejuízo para o varejo da capital (SP). Na mesma linha apresentada por outros órgãos pesquisadores – como a CNC e o Indicador Serasa Experian – o sindicato identificou que esta última edição da data registrou o pior desempenho dos últimos 10 anos.
Durante a semana que antecedeu a ocasião (8 a 13 de agosto), as vendas caíram mais de 8% em comparação ao mesmo período do ano passado (3 a 8 de agosto de 2015). No próprio fim de semana correspondente à data (13 e 14 de agosto), o recuo girou em torno dos 9% dentro do mesmo padrão comparativo.
Segundo os consultores do Sindilojas-SP, fatores como inflação e desemprego vêm afetando drasticamente as datas comerciais do ano. O Dia das Mães, por exemplo, quase sempre forte e impulsionador, registrou este ano um desempenho bem inferior ao computado em suas últimas cinco edições (de 2010 a 2015). O Dia dos Namorados, idem: teve sua pior edição desde 2013.
Processo sutil de retomada – De todo modo, indicadores vêm mostrando desde maio deste ano que o varejo brasileiro, independentemente do reforço comumente prestado pelas datas comerciais, vem se recuperando de forma bastante gradual e sutil. O volume de vendas diário tem apresentado certo avanço, muito em função das estratégias promocionais e descontos que os comerciantes, em geral, têm adotado para atrair mais consumidores para dentro de seus estabelecimentos.
“É a forma que muitos lojistas encontraram para manter seus empreendimentos em um nível salutar de atividade. Em tempos de crise, é preciso se reinventar e, dependendo das circunstâncias, repensar fatores como condições de pagamento e até mesmo preços fechados. O momento pede flexibilização dos lojistas”, explica o presidente do Sindilojas-SP, Ruy Nazarian.