Gestão

Como a tecnologia afetou o varejo e a sua vida

3 de setembro de 2018

Você encontrará aqui, no site do Sindilojas-SP, uma série de artigos mostrando alguns movimentos relativos a utilização da tecnologia no varejo. Para começar, traço abaixo um cenário do varejo no Brasil.

Cenário da Tecnologia

O varejo representou em 2015 o equivalente a R$ 1,4 trilhões de reais em faturamento, equivalente à 23,62% do PIB, segundo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em estudo divulgado naquele ano. Desde então, observamos oscilações desses números, no entanto bem distante dos melhores anos.

Esse movimento negativo está associado, claro, à persistente crise econômica que nossa economia vive. Mas também à mudança no cenário social, que envolve diretamente as novas tecnologias presentes na vida de cada indivíduo.

A grande causadora desse movimento, que descrevo como de ruptura e nova construção, é a Internet Comercial, que teve inicio em 1995. Quem está lendo esse texto e tem mais de 25 anos, com certeza percebeu a vida se modificando, ficando cada dia mais acelerada e a um clique de todos nós.

Transformação

E vejam só a nossa mudança de comportamento! Se este mesmo artigo tivesse sido escrito antes de 1995, teria eu a necessidade de sair de casa ou de meu trabalho, pegar um transporte público ou mesmo meu carro, consultar alguma revista, biblioteca, ou outro meio de informação, teria utilizado um gravador, caneta, papel, fotocopiadora, lápis e, se concluído, teria retornado.

Mas, como este texto foi redigido em 2018, deixei de:

• Utilizar algum meio de transporte como carro, ônibus, metrô, trem ou taxi;
• Comprar lápis;
• Comprar papel;
• Comer fora de casa;
• Comprar uma fita para gravar minha entrevista;
• Comprar ou repor alguma roupa, porque saio menos;

Perceba que essa transformação deixou um grande vazio em algumas das lojas do varejo.

Por outro lado, acessei uma cadeia diferente do varejo que, talvez, hoje você nem a veja como aliada de seu negócio:

• Computador;
• Notebook;
• Acesso à internet;
• Energia elétrica;
• Software operacional, editor de textos, e-mail, sites;
• E outros como: sofás, cadeiras, chinelos, tv, telas de grande formato e alta definição.

Precisamos compreender que a tecnologia é aliada e não um empecilho para sua vida e negócios.  Pense comigo e verifique:

Internet: trouxe o home banking, que possibilita consultar seu saldo, pagar contas, transferir recursos, sem a necessidade de deslocamentos a agências lotadas;

Celular: com ele você encontra, conversa e troca mensagens com familiares, amigos e clientes de forma rápida, quando não instantânea;

E-mail, WhatsApp, Impressora, Notebook, Tablet, Softwares, Uber, enfim, tudo aquilo que causou disrupção, também colaborou em sua vida.

Se por um lado alguns segmentos perderam mercado, desde o surgimento da Internet Comercial, diversos empreendimentos nasceram e tornaram-se enormes potencias comerciais, como exemplo:

• Amazon – 05 de julho de 1994.
• Ebay – 03 de Setembro de 1995
• Netflix – 29 de Agosto de 1997
• Facebook – 18 de maio de 2004
• Uber – Julho de 2010.

Os movimentos descritos neste artigo foram disruptivos e nos dizem, ou nos deixam pensativos, sobre as direções que a sociedade vem tomando e isso nos coloca novamente em evidencia a Teoria de Maslow(1) sobre ATENDER NECESSIDADES HUMANAS.

Nosso negócio, (também estou no mesmo segmento que você, leitor) Varejo é atender necessidades humanas, mas não necessariamente em grandes proporções, em inglês o termo é retail, ou retalho no bom português, pequenas partes para muitas pessoas. E a tecnologia com certeza está do nosso lado.

Esse texto introdutório sugere entendermos as mudanças que algumas tecnologias trouxeram para o varejo,  sobretudo e acima de tudo à internet.  Desejamos que a tecnologia seja nossa  aliada e nunca algo a temer ou mesmo rejeitar.

Em nosso próximo encontro, trataremos de:

Softwares ERP Enterprise Resource Planing ou Planejamento de Recursos da Empresa, que ultimamente possuem no conjunto, Emissor Fiscal, para alguns: SAT (Sistema Autenticador e Transmissor), Nfe (Nota Fiscal Eletrônica – DANFE) e NFSe (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica).

  • Abraham Maslow – Abraham Maslow foi um psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo relacionado às necessidades humanas. Segundo ele, o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/psicologia/maslow-as-necessidades-humanas.htm

 

Jayr Henrique A. Silva, é sócio-proprietário da empresa North Comércio

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?