Registro de Marca não é luxo e sim necessidade
Para abrir um negócio o empreendedor precisa cumprir com a conhecida burocracia para que a empresa exista e atue no mercado formal. Mas o que alguns empresários ainda não sabem é que o investimento maior de uma empresa é a sua marca.
Para abrir um negócio o empreendedor precisa cumprir com a conhecida burocracia para que a empresa exista e atue no mercado formal. Mas o que alguns empresários ainda não sabem é que o investimento maior de uma empresa é a sua marca.
A verdade é que não patentear uma ideia ou não registrar uma marca pode trazer muitos transtornos. Um exemplo clássico disso e, que muitos se lembram, ocorreu aqui no Brasil, quando vivenciamos uma situação de risco em relação a uma fruta típica amazônica.
O Caso Cupuaçu
O caso atingiu nível mundial na época, quando descobriu-se que os japoneses haviam se apropriado do nome da fruta brasileira “Cupuaçu” inclusive registrando o nome em escritórios japoneses, americanos e europeus. Esse registro garantia exclusividade aos japoneses para comercializar o Cupuaçu com o nome “Cupuaçu” na Europa e nos Estados unidos.
Na época, em 2003, o Itamarati e o Congresso Nacional se mobilizaram e conseguiram reverter o caso e os japoneses tiveram de assinar uma carta de desistência do registro do nome e do patenteamento também.
São muitos exemplos de disputas de marcas ou de descobertas científicas, que foram negligenciadas e depois precisaram correr atrás pra evitar maiores prejuízos. O patenteamento é a segurança de que uma ideia será atribuída a quem a criou. Não é um luxo e cada vez mais cientes disso os empreendedores estão investindo no registro da marca e na patente de suas ideias e produtos.
“Marca sem registro é marca sem Dono”
“O registro de uma marca realizado de maneira correta, garante a identidade e proteção para uma empresa ou produto. Marca sem registro é marca sem Dono. Não existe coerência em abrir uma empresa, realizar investimentos, contratar e treinar colaboradores, tendo a possibilidade de perder o maior patrimônio, a Marca”, afirma o empresário Carlos Silva, que atua há 15 anos no ramo de hotelaria.
Em entrevista à Merco Marcas ele afirma ainda que só após o registro da suas marcas ele sentiu-se seguro e protegido da concorrência desleal e de possíveis ações promovidas com má-fé por parte de terceiros.
“O registro valoriza a sua marca permitindo uma performance no mercado com a segurança que você precisa. Viabiliza também trâmites comerciais onde a marca da sua empresa é o principal bem da negociação.”
Confira abaixo algumas das vantagens do registro de marca:
• Permite o uso exclusivo por todo país.
• Retorno garantido de valorização da marca em campanhas de propaganda e marketing.
• Cria a possibilidade de licenciamento remunerado para a utilização da marca.
• Possibilidade de ser indenizado caso alguém faça uso indevido da marca.
• Valorização da marca.
Texto: Paula de Oliveira – Grupo Mercosul Marcas e Patentes