Protocolos solicitados pela prefeitura serão apresentados pelo Sindilojas-SP
Diretoria do Sindilojas-SP pleiteou a abertura aos governos estadual e municipal, seguindo normas de higiene e segurança. Importante ressaltar que, na cidade de São Paulo, a abertura do comércio e shoppings não se dará imediatamente no dia 1º de junho
O prefeito Bruno Covas acaba de anunciar os requisitos para a reabertura do comércio e shoppings na cidade de São Paulo. O Sindilojas-SP já havia se antecipado e desenvolvido os protocolos para a retomada das atividades e agora apresentará as medidas, conforme orientações divulgadas.
O anúncio da retomada gradual das atividades de comércio e shoppings havia sido feito ontem (27) pelo governador João Doria. No Estado de São Paulo, a reabertura do comércio se dará a partir do dia 1° de junho, com restrições e seguindo normas de higiene e segurança. Em seu pronunciamento, Doria disse ainda que as reaberturas só serão possíveis para municípios que tiverem disponibilidade de leitos de UTI e redução no número de casos e a Capital está entre essas cidades. O pleito do Sindilojas-SP pela reabertura do comércio seguindo os protocolos de higiene e distanciamento necessários foi apresentado e discutido com os governos estadual e municipal diversas vezes.
Denominado Plano São Paulo, a proposta prevê cinco etapas. As regiões serão classificadas em fases por cor, de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
Pelo plano, as flexibilizações serão possíveis para:
-Cidades que tiverem disponibilidade de leitos de UTI na rede pública e privada
-Redução no número de casos da doença
-Com manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos
-Uso obrigatório de máscaras
A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes.
Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região. A cada 7 dias será reavaliado. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações.
-Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
-Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
-Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
-Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
-Fase 5, azul: “normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene
A cidade de São Paulo se enquadra na cor laranja do novo modelo de quarentena do estado. A definição permite a abertura de:
-Atividades imobiliárias (com restrições)
-Concessionárias (com restrições)
-Comércio (com restrições)
-Shopping Center (com restrições)
Como será a reabertura na capital
Em coletiva nessa quarta-feira, prefeito Bruno Covas trouxe detalhes das flexibilizações na capital paulista. Na cidade de São Paulo, a abertura do comércio e shoppings não se dará imediatamente no dia 1º de junho. Antes, é necessário que as entidades representantes do setor apresentem protocolos de operação. Após o recebimento das propostas, haverá análise da prefeitura e da Vigilância Sanitária para, então, prosseguir com a reabertura das lojas.
No site da prefeitura é informado que apenas entidades setoriais poderão enviar suas propostas, que serão responsáveis pelo envio à Prefeitura de São Paulo.
O Sindilojas-SP já está finalizando os protocolos para a reabertura do comércio e enviará para a prefeitura dentro do prazo solicitado, buscando assim a liberação da atividade o quanto antes.
Dessa forma, entende-se que nestes próximos 15 dias de prorrogação da quarentena serão discutidas as medidas sanitárias e a gradativa autorização de funcionamento, salvo alguma mudança de última hora.
A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.