Pós-pandemia identifica mudanças nas tendências de consumo
Levantamento aponta as novas tendências nas formas de consumo, face às significativas mudanças impostas durante o período do COVID-19.
A pandemia do Coronavírus infligiu drásticas transformações nos padrões de comportamento no seio da sociedade, e os efeitos das medidas restritivas levadas a efeito para a contenção da disseminação do vírus impactaram de maneira significativa o movimento do comércio, numa amostragem representativa desse cenário.
Sobre a Pesquisa
Um estudo realizado no mês de setembro/22, pela Mosaiclab – (instituição especializada na análise de inteligência de marketing no ambiente de performance de negócios), procurou traduzir os fatores e variáveis que levaram a essa mudança, respondendo, por exemplo, quando e de que maneira essas transformações se processaram, a dimensão e os nichos que atingiram, assim como até onde essas modificações irão ditar o comportamento dos consumidores no futuro.
A pesquisa, que foi divulgada em um dos painéis da última “Latam Retail Show”, realizada entre 13 e 15 de setembro, em São Paulo, foi formatada através da análise de 3.620 casos, entre homens e mulheres na faixa etária entre 18 e mais de 51 anos, levando em consideração todas as classes sociais, no universo de 14 países latino-americanos, incluindo Brasil, México, nações da América do Sul e também da América Central.
Descobertas
De acordo com os pontos apurados pelo levantamento, identificou-se que, após os turbulentos últimos dois anos, o consumidor tem hoje um perfil mais exigente e propenso a buscar maior conveniência, serviços gratuitos, conforto e soluções mais rápidas, o que faz ampliar a conectividade e a imersão das marcas, impelindo as organizações a voltarem os olhares para essa nova tendência de consumo do varejo.
O estudo ainda levantou um dado interessante, que apontou o fator emocional, problematicamente impactado pelo período da pandemia, como elemento influenciador na consumação dos negócios, inferindo que as empresas do nicho do comércio varejista devem estabelecer um relacionamento mais aproximado com a sua carteira de clientes, investindo na coleta de informações individualizadas do seu público.
Oportunidades de negócios
Dessa maneira, a empresa terá a oportunidade de empreender o posicionamento da marca com a construção da autoridade no seu ramo específico, na abertura de canais de comunicação através do marketing de relacionamento, gerando, dessa forma, conteúdos personalizados. Assim, com a confiança estabelecida e a interlocução direta com a “persona” consolidada, o empreendimento estará habilitado a influenciar o seu público, no sentido de destacar os benefícios do seu produto ou serviço no cotidiano, dentro das variáveis de utilidade, comodidade e bem estar.
Em síntese, quebrar essa cadeia de dúvidas e inseguranças geradas pelo período do isolamento e atender as demandas do novo perfil dos consumidores são os desafios do universo do varejo.
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