Passos para a saúde ocupacional nas empresas
O principal objetivo da saúde ocupacional nas empresas é reduzir as doenças e acidentes de trabalho. Ao instituir programas nesse sentido, as organizações proporcionam um ambiente mais seguro e confortável, favorecendo o desempenho dos colaboradores e evitando as ausências e afastamentos.
Além do impacto direto aos trabalhadores, as doenças e acidentes também trazem danos financeiros à empresa. Quanto maior for o número de acidentes de trabalho, maior é o fator acidentário previdenciário da empresa, aumentando a alíquota do INSS — que impacta no montante final dos gastos da folha de pagamento.
E é muito importante considerar que o descumprimento das exigências relativas aos dispositivos da legislação sobre as obrigações da empresa em saúde ocupacional pode trazer sérios impasses para a organização. Se for comprovado que um funcionário sofreu um acidente de trabalho ou desenvolveu algumas doença laboral, por exemplo, a empresa pode responder nas esferas civil e criminal.
Por essa razão, foram listadas abaixo 5 dicas para a promoção efetiva da saúde ocupacional nas empresas:
Ergonomia
Não existe empresa saudável e segura que não leve em conta as questões ergonômicas. A ergonomia é um dos aspectos fundamentais para um bom ambiente de trabalho.
Uma equipe que trabalha por um longo tempo sentada, por exemplo, precisa de um mobiliário específico e ajustes ergonômicos adequados para minimizar os riscos de desenvolver doenças ocupacionais. De maneira semelhante, os profissionais que carregam peso durante a atividade laboral precisam de equipamentos e orientações ergonômicas para evitar problemas na coluna ou outras doenças ocupacionais.
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é organizada pela CIPA e ocorre, obrigatoriamente, uma vez por ano na empresa. Esse é um momento adequado para reforçar medidas protetivas de segurança, como uso de EPIs, assim como promover a reciclagem dos conhecimentos.
Assim como as questões de segurança, a SIPAT é igualmente importante para promover questões relacionadas à saúde ocupacional.
Ginástica Laboral
A ginástica laboral é uma excelente alternativa e pode ser feita coletivamente e no próprio local de trabalho.
Ela garante o bem-estar geral, assim como o fortalecimento e a proteção de diversas áreas musculares. De lesões a problemas crônicos, é uma forma de prevenção e de garantir o máximo de conforto e produtividade aos colaboradores.
A ginástica corretiva, por exemplo, equilibra o uso dos grupos musculares e evita a atrofia de certas regiões. Graças à sua execução, há um balanceamento no organismo e uma redução nos esforços repetitivos e seus efeitos.
Acompanhamento nutricional
Criar um programa de acompanhamento nutricional e promover medidas para uma alimentação saudável, é fundamental na promoção da saúde.
Reforçar práticas para a adoção de uma alimentação saudável, não só melhora a saúde dos colaboradores como um todo, como também gera um melhor desempenho e produtividade. Afinal, os alimentos impactam diretamente na disposição e concentração.
Eventualmente, a promoção da saúde através da alimentação se torna um hábito e começa a integrar a cultura do negócio.
Diagnóstico da saúde
A realização dos exames médicos ocupacionais, é prevista por lei para garantir o acompanhamento da saúde do trabalhador. No entanto, nem sempre é possível cobrir todos os indicadores base e identificar o perfil de saúde dos colaboradores.
Por isso, é fundamental que a empresa se preocupe em realizar exames complementares aos exames ocupacionais, para uma identificação descomplicada do perfil da empresa e definição das melhores estratégias a serem adotadas. Para isso, a forma mais estratégica é a partir do diagnóstico da saúde.
Trata-se de uma forma de expandir o cuidado com a saúde e mostrar aos colaboradores a sua importância.
Ou, ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402
*Fonte: BEECORP – Bem Estar Corporativo